Refinaria de petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
jan
21
-------------------------------------------------
Lubnor: mais de 40 anos no CE
Marcadores: Refinarias

A Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), única refinaria da Petrobras no Ceará, é uma das líderes nacionais em produção de asfalto e a única no País a produzir lubrificantes naftênicos. Localizada no Mucuripe, em Fortaleza, a unidade foi inaugurada em 1966 epossui hoje uma capacidade instalada de processamento de 10 mil barris de petróleo por dia. É a única empresa que produz asfalto no Estado - um dos principais itens de fabricação da unidade - com 62% do volume total de processamento. A unidade passará por um processo de ampliação, dobrando a sua capacidade de produção, totalizando investimentos de US$60 milhões. A alta produtividade levou a Lubnora responder por até 13% da produção de asfaltos do País. Ocupando uma área total de 218 mil metros quadrados no Mucuripe e empregando cerca de 800 pessoas, a unidade produz 235 mil toneladas/ano de asfaltos e 205 metros cúbicos de lubrificantes naftênicos por dia. Ou seja, do Ceará saem os lubrificantes especiais e óleo isolante naftênico, utilizado principalmente em equipamentos de geração deenergia.

O lubrificante naftênico é um produto de altíssima estabilidade, próprio para usos mais nobres - como isolante térmico para transformadores de alta voltagem, amortecedores para veículos e equipamentos pneumáticos ou ainda na formulação de graxas especiais e óleo de corte para a indústria metalúrgica. Em menor escala, a Lubnor produz, ainda, os óleos combustíveis industriais utilizados naprodução de energia - em turbinas a gás e de calor; em fornos e caldeiras, inclusive de navios. Outro produto é o óleo amaciante de fibras, indispensável no processo de beneficiamento da fibra do sisal, voltado basicamente para a região Nordeste, em especial, aos estados da Paraíba e Bahia.

A unidade atua como terminal para importação e cabotagem no abastecimento do mercado regional decombustíveis, o que representa a parte substancial do seu faturamento. Duas estruturas portuárias são utilizadas: o Porto do Mucuripe, em Fortaleza, mais próximo da unidade e o Terminal de Pecém, com maior capacidade e distante 70 Km da Lubnor. Esta proximidade portuária é também um facilitador para a inserção de seus produtos no mercado externo. A Lubnor já realizou algumas remessas experimentais delubrificantes para a Suíça e outras de asfalto para a Nigéria, este enviado por meio de um container flexitank.

Todo o petróleo utilizado pela Lubnor é do tipo ultrapesado: 3/4 provenientes do Espírito Santo e o restante 1/4 do Ceará. Do total processado, 62% são destinados à produção de asfalto, abastecendo todos os estados do Nordeste e cerca de 35% empregados na obtenção de lubrificantesnaftênicos.

A unidade Lubnor, além de produtora, é também distribuidora de asfalto para nove estados das regiões Norte e Nordeste. Diferentemente dos lubrificantes, o asfalto é um produto de uso sazonal com menor comercialização no período de chuvas e consequente aumento de estocagem.

Investimento em pesquisa
A integração entre pesquisa e atividades industriais é uma prática já consolidada naPetrobras e o Centro de Pesquisa da Petrobras conta com núcleos experimentais (NuEx) instalados junto às unidades de negócio da companhia a fim de ampliar ainda mais o seu desenvolvimento tecnológico. Inaugurado em 2008, o Núcleo Experimental de Fortaleza está instalado na Lubnor, local para testes de tecnologias para o refino.

Site da Web:http://www2.petrobras.com.br/minisite/refinarias/portugues/refinarias/lubnor_imp.asp

Coordenadas: -3.719546, -38.472414 (Latitude, Longitude)

Cidade: Fortaleza

Estado: Ceará

País: Brasil

Outros sites:
Arquivado em 15.12.2011
Biolubrificantes: Petrobras e Universidade Federal do Ceará inauguram Núcleo de Pesquisas
15 de dezembro de 2011 / 21:14
A Petrobras e a Universidade Federal do Ceará  (UFC) inauguraram nesta quinta (15/12) o...
tracking img