Bioloia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A FORÇA. ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES

Licenciado em Educação Física e Desporto
Mestre em Alto Rendimento Desportivo (Comité Olímpico Espanhol)
Doutorando em Alto Rendimento Desportivo (Universidade Castilla-La Mancha)
Treinador e Preparador Físico de Ténis (Ard). Autor do livro - "O Ténis"
Preparador Físico de Basquetebol (Ard)

Mário António Cardoso Marques
http://www.cayolla.com(Portugal)  

Resumo
    Este artigo faz uma reflexão simples sobre alguns conceitos importantes relacionados com a capacidade condicional Força, expondo alguns pressupostos fundamentais; bem como delimitar o seu conceito nas suas principais manifestações - subconceitos de Força.
Unitermos: Força. Curva-força-tempo. Curva-força-velocidade. Força máxima. Força explosiva. Força útil.http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 8 - N° 46 - Marzo de 2002

1. A FORÇA COMO CAPACIDADE CONDICIONAL

1.1. Conceito de força
    Segundo o ponto de vista da Física, força é a capacidade de um corpo alterar o seu estado de movimento ou de repouso, criando uma aceleração ou deformação do mesmo.
    No âmbito desportivo a força traduz a capacidade da musculatura produzirtensão, ou seja, aquilo a que vulgarmente denominamos por contração muscular (Hertohg, et al., 1994).
    Segundo Vermeil e Helland (1997, pp. 49) a força "é a habilidade no combate ao adversário, na desaceleração e no alterar rapidamente de direção, como um bloco entre o adversário e o contraste".
    Do ponto de vista fisiológico, a maior ou menor capacidade de produção de força estabeleceuma relação directa com o número de pontes cruzadas de miosina que interaccionam com os filamentos de actina, com o número de sarcómeros, com o comprimento e o tipo de fibras musculares e com os factores inibidores ou facilitadores da actividade muscular.

1.2. A importância da força
    O trabalho da força é essencial para se atingirem elevadas performances durante a competição (Tenhonen,1994). Assim, para Matvéiev (1991), os objectivos principais do treino de força são:
* aumentar a capacidade de força e/ou assegurar a sua conservação em relação às particularidades das fases do treino;
* educar as aptidões de força que correspondam às exigências de uma determinada modalidade.
    A primeira destas tarefas diz respeito à preparação da força geral, enquanto que a segundarefere-se à preparação da força especial. Assim, o trabalho da força serve para:
* atingir um desenvolvimento global de todos os grupos musculares, considerado-os como um todo;
* direccionar o trabalho da força para que este se coadune com as aptidões de força na modalidade de especialização.
    Por último é importante referir que o treino da força para algumas modalidades serve paraevitar desequilíbrios na musculatura (Chandler et al., 1998). A este respeito, os autores citam o exemplo do ténis, onde existe claramente uma diferença de desenvolvimento nos dois braços, já que há claramente uma maior predominância de um braço relativamente ao outro, em termos de solicitação muscular.

1.3. Como se manifesta a força
    A força evoluciona num determinado tempo (FIG. 1) atéconseguir expressar a sua maior magnitude (intensidade). Nasce assim o conceito de curva-força-tempo (Cf-t) que traduz a relação entre a força manifestada e o tempo necessário para a realizar (Häkkinen e Komi, 1985b).
    Esta curva serve para medirmos acções estáticas e dinâmicas e a força máxima estática a uma velocidade nula. Relativamente ao treino desportivo, pretende-se que o atletaproduza força no menor tempo possível, sendo primário procurar que a curva de manifestação de força ilustrada no gráfico anterior se desloque para a esquerda (Harre e Lotz, 1988), o que significaria que o atleta teria produzido mais força em menos tempo (Fig. 2).
    Existe ainda uma outra curva (FIG. 3), aquilo a que denominamos por curva-força-velocidade (Cf-v). Aqui, a manifestação de força vê-se...
tracking img