Bioloia FTW

1073 palavras 5 páginas
Introdução
A reprodução é uma função característica dos seres vivos que permite o aparecimento de novos indivíduos através da divisão celular. Esta função tem a particularidade de ser necessária para a perpetuação da espécie mas não para a sobrevivência do individuo.
Todos os organismos tem a capacidade para se reproduzirem mas nem todos os fazem de igual modo. Existe uma grande diversidade de mecanismos reprodutores que podem ser classificados em dois grandes grupos: a reprodução assexuada e a reprodução sexuada.
Na reprodução assexuada os seres resultantes são geneticamente idênticos ao progenitor e denominam-se clones. Por este motivo este tipo de reprodução não contribui para a variabilidade genética das populações, porém assegura o seu rápido crescimento e a colonização de ambientes favoráveis. Embora a reprodução assexuada seja mais comum nos organismos unicelulares, também ocorre em alguns seres pluricelulares incluindo plantas e animais. Muitos dos organismos que se reproduzem assexuadamente também o podem fazer sexuadamente, sempre que as condições do ambiente se tornem desfavoráveis. Esta capacidade permite-lhes diminuir o risco de extinção uma vez que a reprodução sexuada conduz à variabilidade genética logo a uma maior capacidade de ultrapassar a adversidade do meio ambiente. A mitose é o mecanismo celular que permite a ocorrência da reprodução assexuada. (falar brevemente sobre a mitose)
Existem varias vantagens na reprodução assexuada. Esta é muita utilizada sob o ponto de vista da produção vegetal (agricultura em geral). A reprodução assexuada apresenta vantagens económicas ao permitir selecionar variedades de plantas com as características pretendidas e reproduzi-las em grande quantidade de um modo bastante rápido conservando nos descendentes as características selecionadas. Contudo, a reprodução assexuada apresenta desvantagens visto que os clones são geneticamente idênticos ao progenitor (excetuando no caso de ocorrência de mutações.)
Em

Relacionados