Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Transformações biológicas ao longo dos períodos geológicos

Nosso planeta possui cerca de 4,5 bilhões de anos. Um milhão de ano após sua formação a Terra já apresentava um aspecto semelhante ao atual, com rochas,oceanos e uma temperatura muito semelhante com a atual.
A história da Terra pôde ser contada graças às camadas de suas rochas. A geologia e a geomorfologia através da análise dosfósseis conseguem descobrir que espécies animais viveram no planeta em cada época, e como era o clima e a sua vegetação.
A Terra passou primeiro por um grande período sem qualquer forma de vida, depois foi evoluindo da mais simples forma, um ser unicelular anucleado, para formar mais complexas como as que conhecemos hoje, um exemplo o Homem que é um ser multicelular. Foram esses grandes períodos deacontecimentos que nos permitiram estabelecer as Eras Geológicas. Cada uma dessas eras compreende períodos, estes se subdividem em épocas.
As eras são caracterizadas pelas formas dos continentes e pelos seres vivos que neles se encontravam. Nós temos três eras: Pré-Cambriano, Paleozóica , Mesozóica e Cenozóica, elas são divididas por eventos de extinção em massa ocorridos no final de cada uma.Dentroda era Paleozóica podemos encontrar vários períodos:Cambriano (543 a 510 ma), Orvodiciano (510 a 440 ma), Siluriano (440 a 409 ma), Devoniano (409 a 354 ma), Carbonífero (354 a 290 ma) e Permiano (290 a 245 ma).
Na era Mesozóica incluem-se os períodos: Triássico (245 a 206 ma), Jurássico (206 a 144 ma) e Cretáceo (144 a 65 ma).Para finalizar temos a era Cenozóica com seus dois períodos:Terciário(65 a 1,8 ma) e o Quaternário (1,8 ma até os dias atuais).
Agora veremos as características de cada Era e seus Períodos para poder compreender melhor a formação da Terra e como chegamos a tudo o que temos hoje.
2. As Eras
2.1.Era Pré-Cambriana
A mais antiga dentre as eras conhecidas, cuja não é possível afirmar com exatidão o seu começo, acredita-se que sua duração seja de 4 bilhões deanos.Englobando assim desde a formação da Terra até o início da Era Paleozóica, há cerca de 543 milhões de anos atrás.
Começaram a ser formados os primeiros terrenos na superfície terrestre, estes eram constituídos por rochas ígneas e metamórficas. No princípio existia somente um grande continente, conhecido como Gondowna, e o mar Tethis. Outro fato importante que vale ressaltar é o início da vida noplaneta, podendo isto ser confirmado através da análise dos fósseis de algas, medusas e bactérias com aproximadamente 2 bilhões de anos.
Na era pré-cambriana podemos encontrar três éons, são eles: Haddeano, Arqueano e Proterozóico.
O primeiro éon, o Haddeano, possui pouca informação conhecida, sabe-se que inicia desde a criação do sistema solar até a formação das primeiras rochas, estas marcam oinicio do éon Arqueano. Foi nesse período em que surgiram as condições necessárias para a geração da vida, dentre elas a temperatura e a pressão adequada para a presença de água liquida na superfície terrestre.
No éon Arqueano foi possível constatar a presença da vida durante quase todo seu período. Organismos unicelulares e anucleados, os procariontes, foram formados através de processoserosivos que produziam no fundo de lagos depósitos sedimentares, estes bem iluminados pela luz solar, tornaram possível a formação dos primeiros seres vivos da terra.
Os primeiros seres unicelulares avançados e multicelulares começaram a aparecer durante o período Proterozóico assim como as primeiras relações simbióticas entre mitocôndrias, nos seres eucariontes; cloroplastos, nas plantas e em algunsprotistas; e seus hospedeiros.
2.2. Era Paleozóica
Sua duração fica entre 543 e 245 milhões de anos atrás. Existiam 6 massas continentais principais,cujas uniram-se formando um só continente:a Pangéia.No início dessa era houve um grande aumento da diversidade animal e vegetal ,devido ao crescimento do nível de oxigênio da atmosfera que se aproximou ao nível atual de 20%.Três grandes extinções...
tracking img