Roy lichtenstein e andy warhol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Roy Lichtenstein e Andy Warhol
2012
Mauro Obladen de Lara Filho
Colégio Bom Jesus Centro, 2ª5ª, nº44
16/05/2012

SUMÁRIO
1. Introdução P.2
2. Desenvolvimento P.3
3.1 Biografia de Roy Lichtenstein P.3
3.2 Biografia de Andy Warhol P.5
3. Conclusão P.7
4. Referências Bibliográficas P.7
5. Releitura da obra M-Maybe(Roy Lichtenstein) em anexo e papel canson A4.

INTRODUÇÃOEste trabalho visa mostrar a grande obra dos dois maiores artistas da Pop Art, Roy Lichtenstein e Andy Warhol, o primeiro famoso por grandes obras como Drowning girl, Whaam!, M-Maybe, etc, e o segundo por Chelsea Girls, Plastic Inevitable, Campbell’s Soup Can, serigrafias de celebridades como Marilyn Monroe e Che Guevara, mostrando as diferenças entre técnicas e ideologia entre eles.

2.DESENVOLVIMENTO
2.1 Biografia de Roy Lichtenstein
Roy Lichtenstein(Nova York 27 de outubro de 1923-Nova York, 29 de setembro de 1997) foi um artista americano da Pop Art. Durante os anos 1960, suas pinturas ficaram expostas na Galeria Leo Castelli juntamente com outros artistas como Andy Warhol e Jasper Johns, o que o tornava um dos líderes do novo movimento artístico, já que suas obras traduziam abásica essência da Pop Art. Sua arte foi fortemente influenciada pela propaganda e pelos quadrinhos. Roy dizia que a Pop Art não era exatamente a arte americana, mas sim a arte industrial.
Após formar-se na Franklin School for Boys, matriculou-se na Art Students League of New York City, onde teve Reginald Marsh como tutor. Saiu de Nova York para estudar na Ohio State University, que ofereciagraduação em artes. Seu estudo foi interrompido por 3 anos de servidão ao exército americano, entre 1943 e 1946. Voltou para casa para ver seu pai moribundo e foi dispensado da US Army. Formou-se na Ohio State e foi contratado como instrutor de artes. Em 1949, recebeu seu diploma em Artes e casou-se com Isabel Wilson. Sua primeira exibição de artes foi em 1951 na Carlebach Gallery. Em 1960 começou aministrar aulas na Rutgers University. As primeiras pinturas pop foram em 1961, misturando a técnica dos quadrinhos com a aparência das impressoras industriais. No mesmo ano, Leo Castelli iniciou a mostrar suas obras na sua galeria, sendo que em 1962, Lichtenstein teve sua primeira exibição sozinho. A partir desse momento, começou a ter fama mundial. Usava tinta magna(resina de acrílico) e tinta a óleoem seus trabalhos mais reconhecidos, como em Drowning Girl(hoje exposto no MoMA de Nova York).
Drowning Girl
Usava uma técnica de desenho que parecia serigrafada. Muitos críticos questionavam sua originalidade. A maioria de suas obras era muito parecida com extratos de revistas em quadrinhos. Extendeu sua gama de pinturas a partir de 1970, continuando a ter fama mundial. Morreu em 1997, sendo seuúltimo trabalho a logomarca da Dreamworks
Records.

Recentemente, bateu o recorde de venda de pintura pós-guerra, quando sua obra Sleeping Girl, de 1964 foi vendida por 45 milhões de dólares.

2.2 Biografia de Andy Warhol
Foi outro dos líderes da Pop Art. Seu trabalho misturava a cultura das celebridades, expressão artística e a propaganda dos anos 1960. Nasceu em 6 de agosto de 1928 e morreu em22 de fevereiro de 1987. Após carreira de sucesso como ilustrador de comerciais, Warhol tornou-se em renomado e controverso artista. Seu museu em Pittsburgh, Pensylvania, é o maior dos Estados Unidos dedicado a um só artista. Trabalhou com vários tipos de mídia, como desenho, pintura, serigrafia, fotografia, dentre outros. Foi pioneiro na arte feita pelos computadores, em 1985.
Aos 17 anos, em1945, entrou no Instituto de Tecnologia de Carnegie, em Pittsburgh, hoje Universidade Carnegie Mellon e se graduou em design.
Fez a sua primeira mostra individual em 1952, na Hugo Galley onde exibe quinze desenhos baseados na obra de Truman Capote. Esta série de trabalhos é mostrada em diversos lugares durante os anos 50, incluindo o MOMA, Museu de Arte Moderna, em 1956
O anos 1960 marcam uma...
tracking img