Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5° TESTE

OS SERES VIVOS E O MEIO AMBIENTE

O equilíbrio do fluxo de energia solar e os elementos básicos (ar, água, terra), e a relação dos seres vivos entre si e destes com os demais elementos da natureza, garantem a dinâmica vital da biosfera.
O conjunto de seres vivos, interagindo entre si e com os fatores ambientais, formam os ecossistemas dos lagos, dos oceanos, das florestas, dosdesertos… até de uma pequena gota d’água.
Todos os seres vivos precisam de energia para produzir as substâncias necessárias à manutenção da vida e a sua reprodução. Dependendo de sua natureza, os seres vivos obtêm a energia basicamente de duas maneiras.
Os vegetais e as algas unicelulares, seres clorofilados, obtêm a energia de que necessitam diretamente do Sol, pelo processo denominadofotossíntese.
Como acontece a fotossíntese
A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta. A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas. Então a clorofila e a energia solar transformam os outros ingredientes em glicose. Essasubstância é conduzida ao longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal. Ela utiliza parte desse alimento para viver e crescer; a outra parte fica armazenada na raiz, caule e sementes, sob a forma de amido.
A fotossíntese também desempenha outro importante papel na natureza: a purificação do ar, pois retira o gás carbônico liberado na nossa respiração ou na queima decombustíveis, como a gasolina, e ao final, libera oxigênio para a atmosfera.
[pic]
As plantas como fonte de energia
A fotossíntese é uma das principais fontes de energia da natureza, não só para os vegetais, mas para vários outros seres vivos. Sendo assim, os vegetais estão na origem da cadeia alimentar fornecendo para os animais, entre eles, o homem.
A energia acumulada nas plantas é tambémaproveitada pelo homem através da queima do petróleo, da lenha e do carvão.
MATERIA E ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS
Os produtores são o primeiro elo na transferência de alimento para os demais componentes da cadeia. Com o alimento também está sendo transferida energia química. Em meio a esta transferência nos ecossistemas, a quantidade de energia disponível diminui à medida que vai sendo transferida de umnível trófico para outro.
                  Essa diminuição acontece porque grande parte das substâncias, é consumida na respiração de seres vivos, que fornece a energia para mantê-los vivos. Além disso, parte da matéria - e portanto da energia - existente nas plantas é perdida pela morte ou por excreção, contendo assim uma pequena parte das substâncias a oferecer para o consumidor secundário, e assimsucessivamente.
                  Desta maneira, por exemplo, são necessários muitas plantas para alimentar um único caramujo durante sua vida; são precisos muitos caramujos para nutrir um só peixe carnívoro; e vários peixes carnívoros para uma só ave da margem.

O FLUXO DE ENERGIA NA LAGOA: UM ESQUEMA

[pic]

          Uma grande parte da energia absorvida pelos vegetais é consumida narespiração (seta amarela, à direita) e é dissipada sob a forma de calor. Outra parte (seta roxa, à esquerda) representa a perda por excreção e pela morte de parte dos vegetais; essa energia vai direto para os decompositores. A energia que sobra fica disponível para os consumidores primários, como caramujos, peixes herbívoros, larvas de insetos e zooplânctons. Somente uma parcela da energia recebidapelos consumidores primários e transferida aos consumidores secundários, pelos mesmos motivos, e assim sucessivamente até os consumidores terciários.
         Observe o esquema acima. Os decompositores (fungos e bactérias) recebem energia de todos os níveis tróficos do ecossistemas. Parte dessa energia  é utilizada na sua respiração e parte se dissipa na forma de calor.

Somente 10% em...
tracking img