Resumo do livro" dar a alma"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro Dar a Alma relata a história de um infanticídio ocorrido no ano de 1709, por uma jovem moça, que por consequência de um estupro cometido contra ela por um padre que ela conhecera no carnavaldo ano anterior ao fato, se ver diante de uma gravidez num período onde a honra era um objeto de grande valor para a sociedade da época.
Na manhã do dia 05 de dezembro de 1709, Domenico Prata procurao escrivão do tribunal criminal para denunciar ao mesmo o que havia ocorrido naquela manhã com sua vizinha Lúcia Maria, uma jovem moça que teria dado a luz a um menino que após ter nascido foi mortopela mesma.
Diante do relato a polícia se dirige ate a casa da então suspeita para averiguar a veracidade do fato, ao chegar a polícia se depara com Lucia deitada na cama e o recém-nascido morto. Numprimeiro momento Lúcia revela ao policial que ao sentir que iria dar a luz, se levantara da cama tendo o seu filho em pé, o que provocara uma queda e por consequência a morte do pequenino, porém,após uma minuciosa inspeção do corpo fica evidente que o bebe não morrera devido a uma queda, e sim a ferimentos que lhe foram feitos por uma faca.
Ao se ver diante de um crime incontestável Lúcia voltaatrás e confessa o que realmente havia feito, segundo ela depois de dar a luz ao filho, ela o matara enfiando uma faca em sua garganta que penetrara ate a parte de trás do pescoço, após a criança estamorta Lúcia o colocara em um saco plástico para em seguida poder enterra-lo. A sua intensão era esconder a criança de sua mãe que no momento do fato estava trabalhando e nunca soube da gravidez dafilha.
A discussão que se forma diante do caso, é se o motivo real do crime teria sido uma maldade suprema ou uma forma da jovem tentar defender sua honra, que era uma bem que deveria ser protegidoacima de qualquer coisa, já que na época o nome era a única coisa de valor que as mulheres de classe inferior possuíam, e talvez sua única chance de arrumar um casamento.
Após a conclusão do...
tracking img