Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mercado Financeiro
O mercado financeiro é definido por como um conjunto de instituições financeiras que negociam títulos e valores mobiliários, que tem por objetivo viabilizar acapitalização das empresas e dar liquidez aos títulos por elas emitidos. É Composto pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas e é dividido em trêsáreas com diferentes finalidades:
Mercado Primário – O mercado primário é onde a empresa vende suas novas ações, e a renda dessas vendas cai direto nos cofres da empresa.
* MercadoSecundário – Esse mercado é o que dá liquidez às emissões. Após o encerramento da colocação pública das ações, a empresa registra-se junto a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). Cabeobservar que feito isso, a empresa nada tem a ver com a transação das suas ações na Bolsa: a transação é feita por intermediários, como corretoras e investidores. A venda das ações vai para ocaixa do acionista vendedor, caracterizando assim o mercado secundário.
* Mercado de Balcão – É o mercado de títulos sem lugar físico determinado para as transações, que são realizadas viatelefone entre as instituições financeiras.  São negociadas ações de empresas que não estão registradas na Bolsa ou outros tipos de títulos.
Os quatro principais organismos queregulamentam, normalizam, fiscalizam, e assessoram o mercado financeiro brasileiro são:
* O Conselho Monetário Nacional (CMN);
* O Banco Central do Brasil (BACEN);
* A Comissão Técnica daMoeda e do Credito (COMOC);
* A Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O Conselho Monetário Nacional é presidido pelo ministro da fazenda. O Banco Central do Brasil atua como órgãoexecutivo. A Comissão Técnica da Moeda e do Crédito atua como assessoria e a Comissão de Valores Mobiliários responde pela regulamentação e fomento do mercado, seja ele de bolsa ou balcão.
tracking img