Basilica de contantino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO................................................................................................................. 2
2. Constantino I....................................................................................................................... 3
3.1. FórumRomano.................................................................................................................... 3
3.2. A Basílica de Constantino I................................................................................................ 4
3.3. Estrutura.............................................................................................................................. 4
3.Bibliografia......................................................................................................................... 6

1.
INTRODUÇÃO
Um dos edifícios de Roma mais impressionantes, e também um dos seus últimos, é a Basílica de Constantino. Pouco mencionada na literatura.
O desenho da Basílica de Constantino, por sua vez, foi mais influenciado pelos corredores centrais dos grandes banhos imperiais do que pela arquitetura tradicional presente nasBasílicas famosas do Fórum.
A Basílica de Constantino realmente foi iniciada por Magêncio, depois que ele ascendeu o trono para Constantino perdeu tanto a sua vida quanto a perpetuação de seu nome através deste edifício.
Após Constantino ter derrotado Magêncio na famosa Batalha de Ponte Mílvio 312 d.C. Essa vitória lhe permitiu reunificar o império do Ocidente e assinar, no ano seguinte, oedito de Milão, que reconheceu aos cristãos o direito de praticar sua religião, contanto que não perturbassem a ordem pública e que orassem ao seu Deus pela prosperidade do império.
Com isso Constantino alterou o projeto da Basílica dando-lhe uma grande entrada no meio de um dos corredores laterais de frente para a Via Sacra, a adição de um nicho grande (ainda de pé) no lado oposto, dando assim aoedifício outro eixo e, uma para baixo do centro da nave.

2.
Constantino I
Ao morrer Constâncio Cloro em 306, (pai de Constantino) ele é aclamado imperador pelas tropas locais, em meio a uma difícil situação política, agravada pelas tensões com o antigo imperador Maximiano e seu filho Magêncio. Constantino derrotou primeiro Maximiano em 310 e logo depois Magêncio, na batalha de PonteMívio. Uma tradição afirma que Constantino antes dessa batalha teve uma visão. Olhando o sol, que era venerado pelos pagãos, viu uma cruz e ordenou a seus soldados que pusessem nos escudos o monograma de Cristo (as duas primeiras letras do nome grego sobrepostas).
Embora continuasse praticando ritos pagãos, desde essa vitória mostrou-se favorável aos cristãos. Sendo Licínio o Imperador no oriente,promulgou o chamado “edito de Milão” favorecendo a liberdade de culto. Mais tarde os dois imperadores se enfrentaram e no ano 324 Constantino derrotou Licínio e se converteu no único Augusto do império.
Constantino levou a cabo numerosas reformas de tipo administrativo, militar e econômico, porém destacou-se mais nas disposições político-religiosas, sobretudo nas que encaminhariam acristianização do império. Promoveu estruturas adequadas para conservar a unidade da Igreja, preservar a unidade do estado e legitimar sua configuração monárquica, sem excluir outras motivações religiosas de tipo pessoal.
Ao lado dessas disposições administrativas eclesiásticas, tomou medidas contra heresias e cismas. Para defender a unidade da Igreja, lutou contra o cisma. Em 330 d.C. mudou a capital doimpério de Roma para Bizâncio, que chamou Constantinopla, o que supôs uma ruptura com a tradição, apesar de querer enfatizar o aspecto de capital cristã. Como então ocorria com freqüência, somente foi batizado pouco antes de morrer. Quem o batizou foi Eusébio de Nicomédia, bispo de tendência ariana.

3.1. Fórum Romano
O Fórum de Roma era um local desordenado e que reunia em seu...
tracking img