Basilica de contantino

1296 palavras 6 páginas
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO................................................................................................................. 2 2. Constantino I....................................................................................................................... 3 3.1. Fórum Romano.................................................................................................................... 3 3.2. A Basílica de Constantino I................................................................................................ 4 3.3. Estrutura.............................................................................................................................. 4 3. Bibliografia......................................................................................................................... 6

1.
INTRODUÇÃO
Um dos edifícios de Roma mais impressionantes, e também um dos seus últimos, é a Basílica de Constantino. Pouco mencionada na literatura.
O desenho da Basílica de Constantino, por sua vez, foi mais influenciado pelos corredores centrais dos grandes banhos imperiais do que pela arquitetura tradicional presente nas Basílicas famosas do Fórum.
A Basílica de Constantino realmente foi iniciada por Magêncio, depois que ele ascendeu o trono para Constantino perdeu tanto a sua vida quanto a perpetuação de seu nome através deste edifício.
Após Constantino ter derrotado Magêncio na famosa Batalha de Ponte Mílvio 312 d.C. Essa vitória lhe permitiu reunificar o império do Ocidente e assinar, no ano seguinte, o edito de Milão, que reconheceu aos cristãos o direito de praticar sua religião, contanto que não perturbassem a ordem pública e que orassem ao seu Deus pela prosperidade do império.
Com isso Constantino alterou o projeto da Basílica dando-lhe uma grande entrada no meio de um dos corredores laterais de frente para a Via Sacra, a adição de um nicho grande (ainda de pé) no lado oposto, dando assim ao

Relacionados