Biologia vegetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

A assepsia é um dos principais fatores isolados mais importantes no controle de microrganismos tanto nos setores de saúde como alimentício, a deficiência no controle desses padrões é um dos responsáveis pela ocorrência de surtos de doenças transmitidas por alimentos ou em áreas de saúde como hospitais.
Em setores de alimentação vistorias diárias constatam o nível microbiota, oqual é estipulado se esta dentro dos limites padrões aceitáveis.
Considera-se que o número de microrganismos do produto final é resultante da somatória de fatores que se processam nas inúmeras etapas do processo desde produção até o consumo. A Organização Mundial de Saúde, define doença transmitida por alimento como doença de natureza tóxica, causada através do consumo de alimentos ou águacontaminada derivada da falha nestas medidas de controle.
Bactérias patogênicas que se destacam na maioria das infecções e toxi-infecções alimentares como Listeria monocytogenes, Salmonella spp, Escherichia coli, que tem seu habitat exclusivo o trato intestinal do homem e animais. A presença de coliformes em alimentos indica condições higiênico-sanitárias inadequadas durante o processamento, produção ouarmazenamento, e altas contagens podem significar contaminação pós-processamento, Clostrídium e Staphylococcus aureus estão entre os principais microorganismos que causam preocupação em relação a produção de alimentos processados.
Os Staphylococcus são cocos gram-pos. e fazem parte da microbiota normal da pele e mucosas de mamíferos e aves. O principal reservatório, no homem, são as fossasnasais e a incidência nesta área é tamanha, que parece ser impossível sua eliminação.Os fatores que mais predispõem à contaminação vêm da inadequada manipulação dos produtos, resultando em contaminação cruzada na exposição dos produtos a temperaturas adequadas ao crescimento bacteriano.
A utilização simples de água e sabão reduz a população microbiana presente nas mãos e, na maioria das vezes,interromper a cadeia de transmissão de doenças. A aplicação de produtos anti-sépticos, a base de álcool, pode reduzir ainda mais os riscos de transmissão,pela intensificação microbiana e favorecer um aumento na freqüência de higienização das mãos.
A microbiota normal da pele é dividida em residente e transitória e esta
classificação é essencial para o entendimento da cadeia de transmissão dosagentes infecciosos.

A microbiota residente é composta por elementos que estão freqüentemente aderidos nos estratos mais profundos da camada córnea, formando colônias de microrganismos que se multiplicam e se mantêm em equilíbrio com as defesas do hospedeiro. Os componentes mais comuns desta microbiota são os Staphylococcus coagulase negativo, micrococos e certas espécies de corinebactérias.
Estesmicrorganismos são de difícil remoção e as suas colônias possuem mecanismos de defesa contra a remoção mecânica ou por agentes químicos.
Entretanto, com a descamação natural da pele e a produção de suor, alguns destes microrganismos são movidos para camadas mais superficiais e eliminados no ambiente. Muitos deles apresentam baixa patogenicidade, mas podem se tornar invasivos e causar infecções empessoas suscetíveis.

A microbiota transitória é composta por microrganismos que se depositam na superfície da pele, provenientes de fontes externas, colonizando temporariamente os extratos córneos mais superficiais. Normalmente é formada por bactérias gram negativas, como enterobactérias, Pseudomonas, bactérias aeróbicas formadoras de esporos, fungos e vírus, possuindo maior potencialpatogênico. Por serem mais facilmente removidos da pele, por meio de ação mecânica, os microrganismos que compõem a microbiota transitória também se espalham com mais facilidade pelo contato e são eliminados com mais facilidade pela degermação com agentes antissépticos.
Alguns microrganismos que compõem a microbiota transitória são detectados na pele por períodos mais prolongados e conseguem se...
tracking img