Os papeis familiares na familia conteporanea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

HÉRICA BORGES CABRAL DE CASTRO

OS PAPÉIS FAMILIARES NA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

Palmas/TO
2011

HÉRICA BORGES CABRAL DE CASTRO

OS PAPÉIS FAMILIARES NA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina Produção Textual Individual do curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.Orientadores: Profs. Lisnéia Rampazzo, Márcia, Sérgio e Adarly.

Palmas/TO
2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 OS PAPÉIS FAMILIARES NA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA 4
2.1 As famílias monoparentais em situação de pobreza 7
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Com estudo do trabalho realizado, percebe-se que a família sempre foi o lugar de encontro entre diferentes gerações, oraprevalecendo a cooperação ora o conflito.
Ao lado das muitas transformações do mundo, também a família vem se transformando e muitos valores são alterados, as mudanças sociais pelas quais passamos nos levam a repensar a família, o seu lugar e sua importância na sociedade atual.

2 OS PAPÉIS FAMILIARES NA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

As inúmeras mudanças sociais pelas quais passamos nos levam a repensara família, o seu lugar e sua importância na sociedade atual.
A família era composta por pai, mãe e filhos, e não se podia pensar de uma maneira diferente. O pai provedor, a mãe cuidando da casa, do bem-estar do marido e dos filhos, e os filhos se inseriam nessa realidade inquestionável, tornando-se adultos ao molde dos pais.
Ao lado das muitas transformações do mundo, também a família vem setransformando, e muitos valores são alterados. A mulher ganhou espaço e força no mercado de trabalho, se ocupando de diversas coisas além da casa, dos filhos e do marido. O homem deixa de ser apenas o provedor da família e pode assumir com mais liberdade seus afetos, seus sentimentos. Pode compartilhar com a mulher de atividades que antes eram tidas somente como pertencentes ao sexo oposto.
Eassim, a família com um todo se transforma. O casamento, antes considerado necessário e algumas vezes obrigatório, perde sua força. Muitas são as “famílias” separadas, onde os pais são apenas namorados, se encontrando apenas quando querem. Muitos são também os filhos de produção independente, outros, filhos de pai ou mãe solteiros ou pais separados. Muitos são as avós que se tornam mães de seusnetos.
E estes são apenas alguns exemplos. A sociedade já não se assusta mais com essa alternância de costumes e valores.
Porém, como fica essa situação para as crianças e adolescentes que tem de se adaptar a novas estruturas familiares e aos novos papéis que se formam?
É inegável a importância de ambos os pais estarem juntos a seus filhos. Não no sentido da conjugalidade, da família nosmoldes tradicionais. Mas, junto no sentido de participar da vida dos filhos e cumprir a função básica da família. Ou seja, independente da configuração familiar e das formas de relacionamento e funcionamento da família é importante existir uma boa vinculação familiar, que construa uma estrutura segura capaz de proporcionar apoio e proteção aos seus membros. É preciso lembrar que a família tem papelfundamental na construção, valores, crenças e projetos de vida das crianças e adolescentes.
Mais do que qualquer coisa, é importante que haja sólidos e positivos pontos de referência, essenciais para o bom desenvolvimento da criança e do adolescente, tais como a certeza de ser amado e aceito de poder mover-se livremente e a consciência clara do que acontece ao seu redor. É necessário que ospais busquem dar equilíbrio e estabilidade emocional aos filhos, seja qual for a estrutura familiar vivida.
A Constituição Federal Brasileira de 1988 reconhece a importância da família no artigo 226, no qual declara a família, base da sociedade e tem especial proteção do Estado. Já a Declaração dos Direitos Humanos revela que a família é o núcleo natural e fundamental da sociedade e tem direito...
tracking img