Biologia dos organismos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“TRABALHO DE BIOLOGIA DOS ORGANISMOS”
LUCÉLIA SUEIRO KATSUDA

1) Utilize a Tabela 1 do capítulo 9 e comente sobre as razões que determinam a maior diversidade na comunidade B (item sobre diversidade de espécies) e as vantagens biológicas que essa mata tem em relação à mata A. A área que você definiu na questão 1 tem prioridade biológica para conservação? (nota:20).
R: Analisando a Tabela1 deste capítulo 9, compreendemos que a área B está composta por um número maior de indivíduos (duas populações de araras), que são arara vermelha e arara canindé, ambas na mesma área B, contra apenas uma população ameaçada da área A (mico-leão-da-cara-preta). Concluindo então que os pesquisadores em ecologia argumentaram, com razão, que a população de micos tem maior risco, já que possui menosindivíduos, essa é a maior diversidade que aqui encontramos. Outra característica que devemos levar em conta seria a “variabilidade genética”, pois as duas espécies de araras são aparentadas entre si, o que caracteriza os indivíduos como pertencentes a uma mesma espécie.
Para finalizar a conclusão chegamos, com grande afirmação de que a área A da tabela tem prioridade de conservação emrelação a área B.

2) Utilizando os termos produtores, consumidores (1º, 2º, 3º, etc) e decompositores, descreva uma cadeia alimentar contendo o ser humano em uma área de agropecuária. (nota: 20).
R: Podemos descrever uma cadeia alimentar da seguinte forma:
Em primeiro lugar vem o capim que são plantas (fototróficos) que realizam a fotossíntese, portanto se alimentam de nutrientes do solo. Emseguida vêm o gado, que se alimenta do capim e que se caracterizam como animais (organotróficos), consumidores primários. Logo depois vêm o homem que se alimenta do gado, que são considerados consumidores secundários ou terciários que chamamos de animais carnívoros ou predadores.
A partir do momento em que as fezes desses animais são lançados no solo, entram em cena os fungos e as bactérias(organismos decompositores), que se transforma em matéria inorgânica que servirá de fertilizante para as plantas, como o capim utilizado inicialmente a esta cadeia alimentar, a este ciclo chamamos de equilíbrio do ecossistema.

3) Quais etapas devem ocorrer para podermos obter a energia contida nos alimentos? (nota:10)
R: A energia é contida nas moléculas orgânicas, isto é, lipídios,carboidratos e proteínas que compõe as células de um ser é consumida por outro. Essa energia química dos compostos orgânicos, fornecida pelos alimentos que ingerimos, deverá ser transferida pela degradação metabólica para uma forma utilizável pelos seres vivos.
Os carboidratos e lipídios são nutrientes orgânicos cuja função principal é fornecer energia às células. Alimentos ricos neste nutrientescostumam ser chamados de alimentos energéticos. Os carboidratos estão presentes nas massas e açucares e tem a função de produzir e armazenar energia. Já os lipídios são os óleos e gorduras, tem a função de armazenar energia, manter a temperatura e dissolver algumas vitaminas.
Já nas proteínas os nutrientes orgânicos tem a função de fornecer aminoácidos às células. A maior parte dos aminoácidosabsorvidos é empregada na fabricação das proteínas especificas do animal. Uma vez que as proteínas são os principais constituintes estruturais das células animais, costuma-se dizer que alimentos ricos nesse tipo de nutriente são alimentos plásticos. As proteínas são construtoras de tecidos e catalisa reações bioquímicas.
Um homem precisa despender energia constantemente para manter suasatividades vitais. A energia que supre as necessidades metabólicas é obtida através da respiração celular processo composto por várias bioquímicas, no qual moléculas orgânicas são oxidadas.

4) Faça um esquema representando as transformações energéticas possíveis em uma residência que possua um gerador elétrico acionado por uma manivela.(nota:10).
R: A energia elétrica gerada por um gerador...
tracking img