Biologia dos organismos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA – MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: Biologia dos Organismos
ORGANIZADOR:
Ana Silvia Lapenta
José Ricardo Penteado Falco
Maria Cláudia C. R.Takasusuki
CLAUDIA RENATA ALVES OBICI

1)Utilize a Tabela 1 do capítulo 9 e comente sobre as razões que determinam a maior diversidade na comunidade B (item sobre diversidade de espécies) e as vantagens biológicas que essa mata tem em relação à mata A. A área que você definiu na questão 1 tem prioridade biológica para conservação?
A maior diversidade ocorre na mata B: Devido as populações de 100indivíduos da arara vermelha e de 100 indivíduos da arara canindré. Enquanto que na mata A existe somente 50 indivíduos do mico-leão-da-cara-preta.
As duas populações de araras são aparentadas, devido a este fato pertencem ao mesmo gênero, Ara sp, que filogeneticamente possuem características de uma mesma espécie, assim além da abundância e da riqueza da espécie temos a biodiversidade avariabilidade genética.
Para avaliar, verificar a diversidade é utilizado às medidas de diversidades, que são: a diversidade genética: que vem a ser as características genéticas entre diferentes espécies, quanto mais indivíduo, maior será a variabilidade entre eles e dentro dele; a diversidade filogenética: parentesco evolutivo entre diferentes espécies em um local; diversidade taxonômica: relaçãoexistente entre umas espécies e outras; diversidade funcional: verificar se no ambiente há a presença de todos os elementos necessários para o desempenho dos processos biológicos e ecológicos; diversidade trófica: número de espécies com o mesmo nível trófico, ou seja, posição que aquele organismo ocupa na teia alimentar; diversidade de espécies: mede a diversidade local, através deste índice é possívelver que a diversidade de espécies é maior na unidade B, porque a sua homogeneidade é maior; e finalmente a diversidade de ecossistemas: definidos por características bióticas e abióticas. A partir destas medidas de diversidades é possível determinar a maior diversidade na comunidade B, e possibilita definir a maior prioridade biológica de conservação.

CAPÍTULO 10. ENERGIA E AMBIENTE

2)Utilizando os termos produtores, consumidores (1º, 2º, 3º, etc.) e decompositores, descreva uma cadeia alimentar contendo o ser humano em uma área de agropecuária.

PRODUTOR CONSUMIDOR PRIMÁRIO CONSUMIDOR SEGUNDÁRIO CONSUMIDOR TERCIÁRIO CONSUMIDOR QUATERNÁRIO DECOMPOSITOR
PLANTA COELHO COBRA EMA HOMEM BACTÉRIAS

Temos uma cadeia alimentar na área de agropecuária assim disposta:

SOLGRAMA BOI HOMEM

Fornece energia para o crescimento da grama
SOLO

Onde há fungos e bactérias que irão decompor a matéria orgânica.

Nesse esquema temos:
• GRAMA: como o produtor;
• BOI: como o consumidor primário;
• HOMEM: comoo produtor secundário;
• FUNGOS E BACTÉRIAS PRESENTES NO SOLO: como decompositores.

Primário Secundário Terciário Quaternário

3) Quais etapas devem ocorrer para podermos obter a energia contida no alimento?

A fotossíntese é o processo através do qual os vegetais produzem os alimentos, o combustível indispensável para a vida da planta, do homem e outros animais. É na fotossínteserealizada pelas plantas que ocorre o primeiro e principal processo de transformação de energia no ambiente terrestre. Os vegetais que possuem clorofila absorvem energia solar e gás carbônico do ar e realizam reações químicas produzindo material orgânico como açúcares, gorduras e proteínas e liberam oxigênio.
A reação química que ocorre na fotossíntese poderia ser esquematizada da seguinte forma:...
tracking img