Biojoias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento Físico e a Sexualidade

BRANDÃO, Victoria; GRAZIELA, Jéssica; ANDRADE, Karla
Departamento de Química
Licenciatura em Química
Recife, 2012

Introdução
Entender o desenvolvimento físico é um dos primeiros passos para entender o progresso da criança, pois este desenvolvimento afeta de diversas maneiraso comportamento, o desenvolvimento cognitivo e social de uma pessoa. Ocrescimento e desenvolvimento físico da criança estabelece limites não apenas sobre o que a criança pode experimentar mas também, em alguma extensão, sobre o que ela pode aprender. Um aspecto do desenvolvimento físico da criança, muito importante, é o efeito que este crescimento e estas mudanças têm so bre sua auto-imagem e sobre seus relacionamentos com os outros. As crianças muito pequenas ouaquelas que se desenvolvem muito lentamente têm tipos de interação bastante diferentes de outras que são grandes ou que se desenvolvem mais rápido. Estas diferenças se tornam especialmente importantes durante a adolescência, quando os indivíduos desenvolvidos
precocemente têm, quase sempre, experiências sociais bas tante

diferentes dos que se desenvolveram tardiamente. O impacto pode serconsiderável até mesmo na idade adulta, mesmo depois do período em que os meninos ou as meninas desenvolvidas tardiamente alcançaram o pleno desenvolvimento, tanto da altura quanto dos diversos caracteres sexuais secundários. Neste caso, não é o cresci mento físico real em si que influencia as interações da criança, mas também a reação desta ao seu próprio crescimento ou à falta de crescimento e seussentimentos em re lação à maneira como as outras pessoas estão reagindo ao seu crescimento ou a seu não-crescimento.

* O desenvolvimento físico estabelece limites
Há certas coisas que nosso corpo não é capaz de fazer, pois ainda não está suficientemente desenvolvido para aquela ação. Por exemplo: Um bebê não consegue pegar objetos com facilidade, pois a posição do polegar e os outros dedosainda não aconteceram. Uma criança pequena não conseguirá andar de bicicleta sem antes ter o desenvolvimento da coordenação necessária. Uma menina não pode engravidar, sem antes de o seu corpo ter se desenvolvimento, antes da primeira menarca.
* O desenvolvimento físico determina a experiência
As novas capacidades ou habilidades físicas de uma pessoa influencia a variedade de experiências queela pode ter.
* O desenvolvimento físico de uma pessoa modifica a interação com as pessoas que a cercam
Crianças com desenvolvimento físico precoce tendem a ganhar mais cedo a confiança dos adultos com quem convive, e são a essas crianças que são oferecidas os maiores números de oportunidade, por esse motivo, crianças com desenvolvimento físico tardio apresentem bem menos experiências do queas crianças de rápido crescimento.
* O desenvolvimento físico afeta a imagem que a criança tem de si mesma
A criança cria um autoconceito de si, influenciada pelo que ouve as pessoas falarem a seu respeito, pelas suas experiências físicas e pelas suas ideias sobre imagem cultural de um corpo ideal. Esse autoconceito pode vim de forma positiva ou negativa, dependendo de como a criança sedesenvolve e de como é tratada pelos adultos.
É importante saber que essas ideias, uma vez criadas, tornam-se relativamente difíceis de serem mudadas, podemos afetar as escolhas das atividades preferidas da criança, seu comportamento em situações sociais e seu senso de valor.

-Tamanho e Forma

O crescimento físico, do nascimento à maturidade, não é contínuo e nem um pouco regular.
Durante aprimeira fase, que dura os dois primeiros anos de vida, o bebê cresce de forma rápida em altura, aumentando de 25 a 30 centímetros no primeiro ano e triplicando seu peso corporal nesse mesmo intervalo de tempo. A partir dos dois anos, a criança passa a crescer de forma lenta e mais regular, aumentando de 5 a 8 centímetros por ano e cerca de 2 a 3 quilos por ano até a adolescência. É na terceira...
tracking img