Produção de biojóias e móveis artesanais, como instrumento de geração de renda por famílias do pds virola jatobá, município de anapu.

1610 palavras 7 páginas
PRODUÇÃO DE BIOJÓIAS E MÓVEIS ARTESANAIS, COMO INSTRUMENTO DE GERAÇÃO DE RENDA POR FAMÍLIAS DO PDS VIROLA JATOBÁ, MUNICÍPIO DE ANAPU.
Iselino Nogueira Jardim.
Químico, M.Sc., Docente do Campus Universitário de Altamira/UFPA, jardim@ufpa.br

RESUMO
Este trabalho apresenta reflexões sobre as atividades realizadas pelo Projeto de Extensão Universitária da Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira, sob a Coordenação do Prof. M.Sc. Iselino N. Jardim, na Comunidade do Assentamento do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Virola Jatobá, localizada no Município de Anapu. O projeto denominado “Aproveitamento dos Produtos Florestais Não Madeireiros para Produção de Biojóias e Móveis Artesanais por Famílias do PDS Virola-Jatobá, Município de Anapu”, iniciou em junho de 2009 e continua em andamento na comunidade supracitada. O objetivo deste projeto é estruturar e consolidar a produção de Biojóias e Móveis Artesanais (MA) de alto potencial na comunidade do assentamento Virola Jatobá, por meio do levantamento de informações do potencial produtivo, de mercado e de modelos de gestão aplicáveis à realidade local. Como resultado geral das ações proporcionadas pela parceria deste Projeto de Extensão Universitária, Comunidade e Associação dos Moradores concretizou-se um sonho antigo coletivo com a oficialização e fundação, em assembléia geral, da COOPAF – Cooperativa Orgânica dos Produtores Agrícolas e Florestais.

PALAVRAS-CHAVE: Sustentável, Transamazônica, Extensão Universitária, Assentamento

ABSTRACT
This work presents reflections on the activities performed by Project of University Extension of the Federal University of Pará/ Campus of Altamira, under the coordination of Prof. M.Sc. Iselino N. Jardim, in the Community of the settlements of the Project for Sustainable Development (PDS) Virola Jatoba, located in Anapu Municipality. The project called “Employment Forest Products non-wood for the Production of Biojoias and Artisan Furniture by Families from

Relacionados