Bioinseticidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Algumas espécies de insetos são consideradas pragas importantes na agricultura brasileira, como as lepidopteras: Spodoptera frugiperda, Anticarsia gemmatalis e Plutella xylostella. Outros podem ser vetores de doenças como a dengue, febre-amarela e filariose, como os mosquitos Aedes aegypti e Culex quinquefasciatus.
O uso inadequado dos chamados inseticidas químicos parao controle de muitos destes insetos vem causando nos últimos anos um desequilíbrio nos ecossistemas por poluírem o meio ambiente, atuarem sobre os inimigos naturais e promoverem o surgimento de populações de insetos resistentes. Neste sentidom os agentes biológicos surgem como uma alternativa importante e mais segura para o controle de pragas.
Muitas bactérias são vistas como um problemana industria de alimentos, por produzir toxinas e apresentar esporos altamente resistente a processos de higienização. Porém algumas bactéiras, em especial as formadoras de esporos, produzem moléculas importantes (solventes, antibióticos, enzima e inseticidas), e devido a sua especificidade serão bem adaptadas ao controle biológico.
As bactérias formadoras de esporos pertencem em sua maioriaa família Bacillaceae, incluindo cinco gêneros: Bacillus, Sporolactobacillus, Clostridium, Desulfotomaculum e Sporosarcina. São também essas bactérias formadoras de esporos as de maior potencial para o controle biológico, pelas mesmas características que lhes conferem resistência as condições adversas ambientais e de processamento industrial.
Em conjunto com o desenvolvimento da agrigultura nosúltimos trinta anos ocorreu também a intensificação do uso de pesticidas químicos, devido ao grande aumento do ataque de insetos, estima-se que os mesmo representa em torno de 30% das perdas em colheitas e na estocagem. Com esse aumento surgiram os problemas de toxidez, devido as resíduos que permanescem na área aplicada e ao seu uso indiscriminado. O uso intenso de agrotóxicos pode levar adegradação dos recursos naturais, em alguns casos de forma irreversível, levando a desequilíbrios biológicos e ecológicos, entre eles a contaminação dos lençóis freáticos e é claro do próprio solo.
Outro problema paralelo é a capacidade das pragas em se adaptarem aos pesticas, tornando-os resistentes, o que obriga a utiliza de novos produtos, cada vez mais tóxicos e prejudiciais ao meio ambiente.Visando uma alternativa para esse problema que surgiram outras formas de combate a pragas, como o uso de feromonios e entomopatogenos.
Os entomopatogenos (agentes capazes de provocar doenças em insetos) serão o foco deste estudo, neles estão incluidos especilamente vírus, bactérias e fungos.
A vantagem destes agentes entomopatogenicos e que elas são quase sempre específicos e apresentabaixa ou nenhuma toxidez aos vertebrados e insetos benéficos, ocorrendo naturalmente nos campos cultivados, sendo uma alternativa natural, preservando assim o meio-ambiente.
São vários os microorganismos patogênicos a insetos ou que produzem material tóxico para eles. Podem ser divididos em três grupos, com base em sua ecologia. O primeiro grupo, uma vez introduzido numa população alvo seráreciclado naturalmente, gerando um grau de controle permanente naquela população. O segundo grupo logo desaparece do ambiente ao qual foi aplicado e que devera ser aplicado repetitidamente. O terceiro grupo pode ser comportar de ambas as formas dependendo da combinação da linhagem do patogeno com a espécie de praga visada e também do ambiente.


A manipulação genética dos patogenos promovenovas linhagens potencialmente mais ativas e a descoberta de novas espécies, induzem a perspectivas ainda mais promissoras na área. Paralelamente, o desenvolvimento de novos métodos de preservação de microorganismos favorece a manutenção de bancos desse material para futuras pesquisas e melhoramentos.


Produção

Por ser um processo de seleção natural a aplicação de bioinseticidas...
tracking img