Valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO ANUAL “CRIANÇA CIDADÃ-construindo Valores”

1- JUSTIFICATIVA
Os PCN’s afirmam que “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...” (p. 32)
A cidadania não deve serconstruída por vias burocráticas e esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros, nos documentos, mas deve deixar de ser utopia e se tornar real, no convívio escolar. Deve fazer parte dos projetosescolares, da proposta pedagógica, do dia-a-dia. Essa meta deve ser seguida e conquistada por todos os educadores.
Por isso, percebemos que alguns valores e atitudes devem e podem ser trabalhados na escola,de preferência por todas as turmas e professores, para que todos “falem a mesma língua”, surtindo assim mais efeito. Através destas reflexões e observações, percebemos a necessidade deste projeto. Eele se faz urgente nesta escola e em muitas outras.
Há vários projetos de cidadania registrados para escolas públicas, que têm problemas com violência, desinteresse, vícios, indisciplina, etc. Masestes problemas também estão no interior da escola particular, talvez camuflados, ou com outra roupagem, mas existem. Este é um dos motivos que nos faz crer que todas as escolas de rede pública eprivada devem levar a sério a sua missão de partícipe na construção da cidadania dos educandos.
Para finalizar, mostrando a importância deste projeto, concordamos com Herkenhoff quando diz “não podemoster, no Terceiro Mundo, uma escola desligada de seu compromisso social, omissa em face de seu papel de transformação da realidade...(p.30, 1996), e é este o nosso compromisso, enquanto educadores. Vamosfazer a nossa parte neste processo de construção, tão importante.

2- OBJETIVOS
Este projeto visa a valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, quedevem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade, levando à construção da cidadania e autonomia.
Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um...
tracking img