Biografia joao paulo segundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia João Paulo II
Quando o Vaticano anunciou o sucessor do papa João Paulo 1º no dia 16 de outubro de 1978, católicos de todo o mundo tiveram uma grande surpresa. Pela primeira vez desde1522, o mais alto posto da hierarquia da Igreja Católica era ocupado por um religioso que não havia nascido na Itália. Ainda abalados pela morte prematura de João Paulo 1°, que ficou no poder apenas 34dias, os cardeais com direito a voto escolheram o polonês Karol Józef Wojtyla para ser o 264º papa (263º sucessor de Pedro).
João Paulo 2º, que adotou o nome para homenagear o seu predecessor, era averdadeira imagem de um esportista quando foi saudado pelos fiéis que aguardavam a nomeação do comandante do catolicismo na praça de São Pedro. Aos 58 anos, Wojtyla transpirava saúde e energia -najuventude, praticou montanhismo, natação e futebol. Antes de ingressar na vida religiosa, o papa trabalhou em uma mina e em uma indústria química na Polônia, justamente na época em que o país eraocupado por tropas nazistas.
Nomeado pelo papa Pio 12 bispo titular de Ombi e auxiliar da Cracóvia (Polônia), Karol Wojtyla participou do Concílio Vaticano 2º. Seu pontificado, um dos três mais longos dahistória, sofreu um grande susto no dia 13 de maio de 1981, quando foi baleado pelo turco Mehmet Ali Agca durante uma missa que celebrava na praça São Pedro. Levado de emergência para a ClínicaAgostino Gemelli, o papa foi submetido a uma cirurgia que durou cinco horas e meia, onde recebeu três litros de sangue e perdeu 55 centímetros do intestino.
O atentado terrorista marcou o início de seusproblemas de saúde. No mesmo ano, Wojtyla foi internado novamente para se tratar de uma infecção derivada da operação. Na década de 90, foi operado de um tumor benigno no cólon, perdeu a vesículabiliar, fraturou o fêmur e passou a conviver com o mal de Parkinson.
Desde que assumiu o seu posto, João Paulo 2º manteve o conservadorismo na Igreja Católica, editando encíclicas contra o aborto,...
tracking img