A cultura esquimo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC
CURSO DE DIREITO – 2º FASE N.A

JAÍNE DEBONA, LUIZ HENRIQUE COINASKI, VENICIUS GIRARDI, BRUNO PICCINI

A CULTURA ESQUIMÓ

Chapecó,
2012
1. Introdução

Com este trabalho pretendemos informar de um modo geral os aspectos culturais dos Esquimós. Cultura esta, que apesar de pouco vista, é uma das mais antigas que habitam nosso planeta.Essa cultura surgiu na pré - história, mais precisamente no período paleolítico. No entanto, os esquimós nem sempre habitaram as áreas mais frias do mundo. Sua cultura é oriunda do nordeste da Ásia através do Estreito de Bering e somente à cerca de 15 000 anos é que os Esquimós passaram a habitar o norte do planeta.

2. Os Esquimós

Os esquimós vivem na região mais fria da Terra, localizadono Ártico. Não pertencendo a nenhuma nação, eles vivem em grupos (sociedade) onde a solidariedade é o ponto forte, pois em equipe realizam suas pescas, caças para obtenção de alimentos.
As primeiras sociedades Esquimós apareceram na Terra durante a pré-história, mais precisamente durante o período denominado de “Idade da Pedra”. Durante esse período, predominava a sociedade dos caçadores ecoletores, entre eles, os esquimós. A palavra esquimó significa “comedor de carne crua”.
Vivem em regimes patriarcais e poligâmicos em que o homem pode ter várias mulheres, de acordo com seu poder aquisitivo. Os esquimós casam extremamente cedo, aos 14 ou 15 anos é comum já estarem casados. Há um costume entre os eles de ceder a esposa a um visitante, como forma de cortesia e acolhimento, a fim deprotegê-lo do frio.
Os esquimós acreditam em seres superiores, porém, não fazem orações nem oferendas. Em sua crença as crianças são muito importantes, pois elas representam a reencarnação de seus antepassados.
A forma de sepultamento dos esquimós é bastante original e interessante. Quando uma pessoa morre, o seu corpo é colocado no chão, para que a alma possa encontrar o seu caminho para osubmundo. No entanto, se uma pessoa morre devido a alguma doença ou enfermidade, o corpo é desmembrado e, em seguida, as partes separadas são colocadas em locais diferentes.
Os esquimós tem um rica alimentação, com muita proteína e Ômega 3, porém seu organismo é fraco em vitamina C, por não haver vegetação naquela região. De acordo com estudos, esse fator poderia levar a uma alta taxa de mortalidade,entretanto, esse povo pode ser o mais saudável comparando ao ocidente. As únicas fontes de vitamina C são sementes subterrâneas, que provavelmente ratos estocaram, algumas frutinhas como amoras que são preservadas pelo congelamento. Também foi descoberto vitamina C em certas camadas de pele de certa espécie de baleia, que servia de alimento para os esquimós, sem a menor noção disso.
Enquanto asmulheres se dedicam aos filhos, a cozinha e costura de roupas, os maridos vão à caça juntos com seus cachorros que puxam os trenós, único meio de transporte naquele lugar. Da caça, se aproveita tudo, desde a carne até ossos, de alimento a ferramentas e vestimentas. Vestem-se com peles de animais, porém, ao contrário dos outros povos, eles usam a pele voltada para dentro, de forma a mantê-la maispróxima ao corpo e promover um aquecimento mais adequado. Tem por característica estatura baixa, medindo em média 1,50 á 1,60 cm, com membros curtos, porém fortes.
As línguas esquimó-aleútes constituem um conjunto de idiomas falados na Groenlândia, no Ártico Canadense, no Alasca e em partes da Sibéria. Geralmente, são divididas em três principais dialetos: O Inuíte, falado no norte do Alasca, Canadá eGroenlândia; O Yupik, falado no oeste e sudoeste do Alasca e na Sibéria; O Aleúte, falado nas ilhas Aleutas e nas ilhas Pribilof.
Sobre os iglus, não são suas casas permanentes, mas sim, apenas um refúgio construído para proteção temporária durante a caça, quando ela é distante do vilarejo.
A partir do século XVII o esquimó teve contato com outros povos, o que possibilitou o acesso a novas...
tracking img