Biografia de jean-jacques rousseau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 65 (16195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE

FACULDADE DE ECONOMIA

Manual de Introdução à Macroeconomia

Para estudantes de

Licenciatura em Economia, Gestão, e Contabilidade & Finanças

Elaborado por:
Estêvão Júlio Licussa
Janeiro de 2006, Maputo

CONCEITOS BÁSICOS

1.1. Objectivos da Macroeconomia

Se a economia produzisse apenas um bem, digamos o milho, não haveriaproblemas em analisar o seu desempenho total, se a tecnologia fosse conhecida, os recursos estivessem disponíveis e as condições meteorológicas fossem favoráveis seria possível estimar a capacidade de produção da economia e facilmente detectar os desvios quando ela estivesse a operar abaixo dos níveis previstos.

As causas seriam analisadas e de entre elas poderia estar o não pleno emprego dos recursosdisponíveis (capital, terra) ou então talvez houvesse mão de obra desempregada.

Então surgiria a pergunta, porquê desta situação? Que política a adoptar para assegurar o pleno emprego dos recursos?

Observe que os recursos nesta situação ou estão alocados para a produção de milho ou são ociosos.

Nestas condições não haveria problemas em medir o crescimento económico, bastando apenas fazeruma comparação dos sucessivos níveis de produção atingidos nos diversos espaços de tempo.

Alocação

Embora o milho seja o único produto, ele tem, pelo menos, dois usos diferentes. Pode ser usado como alimento – consumo ou como semente – investimento.

Nesta óptica também não haveria problemas em medir a separação, restando apenas a necessidade de registar os valores destinados a cada usoalternativo.

A forma como deve ocorrer a separação, só a própria economia iria se encarregar do facto.

Numa economia centralizada a decisão seria da classe dirigente enquanto que numa economia de mercado milhares de pessoas tomariam decisões entre os produtores e consumidores.

Esta situação traz consigo a possibilidade de esses formuladores das decisões planificarem necessidades diferentesda disponibilidade real da produção.

Preços

Havendo inconveniência de transportar por toda a parte a quantidade de milho produzida para usos alternativos (compra e venda) e que exista uma moeda que esteja relativamente fixo em relação à sua quantidade total (milho), não haverá problema em expressar por preço ou níveis de preços que é o preço do milho.

Se o preço varia por exemplo de 5,00MTs para 6,00 Mts o Kg o seu nível de preço estará a variar positivamente em 20%. Nestas circunstâncias o metical estará comprando menos quantidade de milho.

O que origina esta situação ?

Naturalmente será a relação entre a quantidade da moeda disponível e a quantidade do milho produzido.

Conhecendo o valor do milho em termos monetários é possível medir a produção usando esta unidade demedida. O único inconveniente surge quando há necessidade de medir dois períodos diferentes em que manifestamente há uma mudança dos preços por cada unidade do produto.

O produto real neste caso só pode ser conhecido se o valor da quantidade física estiver disponível ou então os preços dos dois períodos em comparação.

Se o preço de milho alterar de 5,00 MTs para 6,00 MTs e o produto totalvariar de 1 milhão de MTs para 1,2 milhões de MTs numa determinada economia então a produção real não variou.

Muitos Bens

A economia real não produz milho, mas milhões de bens e com milhões de preços. O investimento e consumo também constituem usos alternativos desses de bens desde edifícios e máquinas bem como alimento, vestuário, etc., conjunto de bens bastante diferente e diversificada.Na microeconomia concentramo-nos na diversidade das coisas, nas diferenças entre preços, nas quantidades e na alocação desses bens nos diversos mercados individualmente. Mas a microeconomia não permite observar facilmente o desempenho da economia como um todo. Não basta ver as árvores para conhecer a floresta.

Na macroeconomia, procuramos visualizar o quadro amplo em que aparece a soma...
tracking img