Biografia de gandhi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]| [pic]| [pic]| [pic]| [pic]
MOHANDAS KARAMCHAND GANDHI nasceu no dia 2 de Outubro de 1869, em Porbandar, uma pequena cidade na costa ocidental da Índia, que foi então um de muitos estados muito pequenos em Kathiawar. Ele nasceu na família de classe meia de casta Vaishya. Seu avô tinha subido para ser o Dewan ou o Primeiro Ministro de Porbandar e foi conseguido por seu filho Karamchand quefoi o pai de Mohandas. O Putlibai, a mãe de Mohandas, foi um caráter puro, doce e devoto, e partiu um profundo impressionam na mente de seu filho.
Mohandas foi a uma escola elementar em Porbandar, onde ele encontrou difícil de dominar as mesas de multiplicação. "O meu intelecto deve ter sido lento e a minha ferida de memória", ele revocou com a sinceridade muitos anos depois. Ele teve sete anosquando a sua família se moveu a Rajkot, outro estado em Kathiawar, onde o seu pai ficou Dewan. Lá ele assistiu a uma escola primária e depois juntou uma alta escola. Embora consciencioso ele fosse "um estudante medíocre" e fosse excessivamente tímido e tímido.

Enquanto o seu registro de escola não deu nenhuma indicação da sua futura grandeza, houve um incidente que foi significante. Um inspetorde escola britânico veio para examinar os meninos e estabelecer um teste de ortografia. Mohandas fez um erro que o professor de classe notou. O último acenou-lhe para copiar a ortografia correta da ardósia do seu vizinho. Mohandas recusou tomar a insinuação e foi depois ralhado para a sua "estupidez".
Também podemos descobrir no pequeno menino uma insinuação daquela paixão para reformar outrosque depois ficaram um traço tão dominante do Mahatma, embora neste caso o zelo quase o desencaminhasse. Impelido por um desejo de reformar um amigo de seu irmão mais velho, um Xeique Mehtab, ele cultivou a sua companhia e absorveu hábitos que ele teve de lamentar depois. Este amigo convenceu-o que o britânico pode governar a Índia porque eles viveram na carne que lhes deu a força necessária.Portanto Mohandas que veio na família vegetariana ortodoxa tomou à carne provadora clandestinamente, para razões patrióticas. Mas à parte do sentimento vegetariano herdado que o fez sentir-se, depois que ele tinha engolido uma vez uma parte, como se "uma cabra viva berrasse dentro de mim", ele teve de lutar com o conhecimento que tais refeições clandestinas teriam de ser ocultas contra os seus pais queimplicariam a falsidade na sua parte. Isto ele foi relutante em fazer. E assim depois de alguns tais experimentos ele abandonou a idéia, consolando-se com a reflexão: "quando eles não são mais e encontrei a minha liberdade, comerei a carne abertamente."
Enquanto ele foi ainda na alta escola, ele esteve casado, com treze anos de idade, a Kasturbai quem foi também da mesma idade. Para um meninodaquele matrimônio de idade destinado só um círculo de festas, nova roupa para durar e um companheiro estranho e dócil para jogar com. Mas ele logo sentiu o impacto do sexo que ele descreveu para nós com a sinceridade admirável. A brandura infinita e o respeito que foram tão marcados uma característica da sua atitude na vida posterior a mulheres índias podem ter devido algo à sua experiência pessoal"do costume cruel do matrimônio infantil", como ele chamou.
DEPOIS DE MATRICULAR da alta escola, Mohandas juntou o Colégio Samaldas em Bhavnagar, onde ele encontrou os estudos difíceis e a atmosfera destoante, Entretanto, o seu pai tinha morrido em 1885. Um amigo da família sugeriu que se o Gandhi jovem esperasse tomar o lugar do seu pai no serviço estatal ele deve ficar advogado que ele podefazer em Inglaterra em três anos. O Gandhi agarrou a idéia. A objeção da mãe ao seu que viaja para o exterior foi superada pelo voto solene do filho para não tocar vinho, mulheres e carne.

O Gandhi foi ao Bombaim tomar o barco de Inglaterra. No Bombaim, a sua gente de casta, que considerou o cruzamento do oceano como contaminação, ameaçou com excomunicá-lo se ele persistiu em viajar para o...
tracking img