Bioetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA-CENACAP/JK
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

ALUNO: Nara Regina Mendes da Silva
TURMA: RM4
PROFESSOR: Adriana


RESUMO:Com o surgimento da Bioética, na década de 70, era necessário estabelecer uma metodologia para analisar os casos concretos e os problemas éticos que emergiam da prática da assistência à saúde. Em 1979,os norte americanos Tom L. Beauchamp e James F. Childress publicam um livro chamado “Principles of Biomedical Ethics”, onde expõem uma teoria, fundamentada em quatro princípios básicos - nãomaleficência, beneficência, respeito à autonomia e justiça - que, a partir de então, tornar-se-ia fundamental para o desenvolvimento da Bioética e ditaria uma forma peculiar de definir e manejar os valoresenvolvidos nas relações dos profissionais de saúde e seus pacientesBeauchamp e Childress transportaram estas idéias para o Principialismo, dizendo que, em Bioética, há quatro destas obrigações ou deveresprima facie: não maleficência, beneficência, respeito à autonomia e justiça. Assim, para estes autores, o ponto de partida para orientar qualquer discussão ética deve ser a análise destas quatrocondições, de como elas podem ser mais bem respeitadas em cada caso.
O PRINCÍPIO DE NÃO MALEFICÊNCIA:
De acordo com este princípio, o profissional de saúde tem o dever de, intencionalmente, não causarmal e/ou danos a seu paciente. Considerado por muitos como o princípio fundamental da tradição hipocrática da ética médica, tem suas raízes em uma máxima que preconiza: “cria o hábito de duas coisas:socorrer (ajudar) ou, ao menos, não causar danos”. Este preceito, mais conhecido em sua versão para o latim (primum non nocere), é utilizado freqüentemente como uma exigência moral da profissãomédica.
O PRINCÍPIO DE BENEFICÊNCIA:
A beneficência tem sido associada à excelência profissional desde os tempos da medicina grega, e está expressa no Juramento de Hipócrates: “Usarei o tratamento...
tracking img