Biodiversidade florestal-plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIODIVERSIDADE- Biodiversidade florestal
Introdução
Esta sequência didática é a primeira parte de uma série de 21 propostas para trabalhar o tema da biodiversidade com as turmas de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O conteúdo é produzido em parceria com o Planeta Sustentável. Confira ao lado as aulas que já estão disponíveis.

Objetivos
Perceber que a floresta não é apenas um conjunto deárvores e descobrir diferentes perspectivas em sua organização estrutural.
Introduzir noção de biodiversidade para aproximar-se da compreensão da importância florestas tropicais brasileiras.
Identificar a presença da vegetação e flora nativa no lugar de vivencia.
Aproximar-se do ambiente cotidiano dos alunos por meio de um roteiro de trabalho de campo.

Conteúdos
Noções sobreorganização estrutural das florestas
Noções de biodiversidade
Elaboração de desenhos de observação
Características fenológicas das Florestas tropicais

Anos
4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

Tempo estimado
5 a 6 aulas

Material necessário
Papel para desenho, lápis preto e colorido, prancheta para desenho, cola, canetas hidrográficas, cartolina, mapa do Brasil, Atlas de Geografia, máquinafotográfica para a visita de campo (opcional)

Introdução
A floresta está muito mais próxima das pessoas do que imaginamos. Utilizamos madeiras, frutos, resinas, sementes e usufruímos do conforto térmico, das chuvas e das águas que elas ajudam a formar e reservar. Calcula-se que aproximadamente 60% das espécies conhecidas vivam em florestas tropicais. Mas parte dos alunos tem uma ideiasimplificada desse ecossistema terrestre. Muitos imaginam o ambiente apenas como um conjunto de árvores. De fato, a árvore é uma das principais formas de vida da floresta e a formação do dossel (união das copas que forma uma espécie de ‘’telhado’’ das florestas) é um dos principais fatores da grande riqueza de vida que esses lugares abrigam. Nesta sequência didática, vamos introduzir as primeiras noçõesde biodiversidade olhando para a floresta sob diferentes perspectivas e em sua complexidade estrutural. Além disso, ao identificar como uma floresta se organiza, também são construídas noções sobre alguns problemas dos efeitos de sua destruição.

Desenvolvimento:

1ª etapa
Se houver em sua região algum fragmento de mata que tenha dossel e que seja seguro levar os alunos, proponha umaprimeira caminhada para observar a floresta. Para isso, organize os alunos em duplas ou trios e peça que observem como é o ambiente visto por fora e por dentro, registrando com desenho. Realize, então, dois conjuntos de atividades:

1. Peça aos alunos que olhem a floresta por fora (de uma lateral, a certa distância que permita ver as arvores até as copas) nas seguintes posições: de pé, agachado, coma cabeça inclinada, por entre as pernas e de cabeça para baixo. Converse com eles sobre o que vêm. Depois de experimentar olhar em diferentes ângulos e posições, solicite que escolham uma posição confortável e desenhem numa folha de papel (ocupando a folha inteira) a floresta vista por fora. Esse desenho é livre e deve ser feito com calma e tempo. Deixe que explorem detalhes. Conversando com eleschamar a atenção para o dossel, verifique se enxergam em profundidade as cores, as formas, quais árvores são mais baixas e mais altas etc.

2. Siga por uma trilha segura com os alunos para entrar na floresta e olhá-la por dentro. Organize a turma em pequenos grupos ou em uma rodinha que favoreça a observação mais detalhada do interior da mata. Oriente para que observem novamente em diferentesposições: olhando para cima, em direção ao dossel; olhando para os lados e para o chão perguntando o que veem. Comece perguntando: dentro da floresta é mais claro ou mais escuro? Por que será? Por onde a luz entra para aqueles que vivem no chão? Como é o "telhado" (dossel) da floresta? É Fechado? É aberto? Dentro é mais úmido? Sentem o vento dentro da mata? É possível saber como está o tempo...
tracking img