Fundamentos de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNISVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - Rebouças
Prof.:Barbará
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Capítulo 1 : INTRODUÇÃO À ECONOMIA
1.POR QUE OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS (O QUÊ, QUANTO, COMO E PARA QUEM PRODUZIR) ORIGINAM-SE DA ESCASSEZ DE RECURSOS DE PRODUÇÃO?
Os países, de acordo com sua localização geográfica e desenvolvimento econômico, irão dispor de alguns recursos produtivos, mas não detodos. Os fatores de produção (mão-de-obra, terra, matérias-primas, tecnologia entre outros) são limitados, ao passo que a necessidade e o desejo de consumo do ser humano é ilimitado. Logo; da escassez dos recursos de produção, associada às necessidades infinitas do homem, originam-se os chamados problemas econômicos fundamentais.
2. O QUE MOSTRA A CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO OU CURVA DETRANSFORMAÇÃO?
A Curva de possibilidades de produção ( CPP) mostra um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos delimita a capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção sacrificando uma escolha em função de outra.
Para fins de simplificação, imagine a decisão sobre uma escolha e suas possíveissoluções num empreendimento de plantio:
Um sítio com um tamanho fixo, uma base de instalações, insumos agrícolas e um número fixo de trabalhadores.
Como a análise concomitante de tais problemas é bastante complicada, vamos supor que, nesse sítio, os ruralistas estão concentrados em produzir dois tipos de bens: Feijao Guandú e Milho.
Se o ruralista utilizar toda a terra para cultivar milho, nãohaverá área disponível para o plantio de Guandú. Por outro lado, se ele quiser se dedicar somente à cultura de Guandú, utilizando-se de todo o sítio para este fim, não poderá plantar milho. Existirão, é claro, alternativas intermediárias, como a utilização de parte das terras para o plantio de Guandú, ficando a fração restante para a cultura de milho. As várias possibilidades de produção podem serilustradas através de um exemplo numérico.
Possibilidades Guandú(kg) Milho (kg)
A 0 8000
B 1500 7000
C 2500 6000
D 3500 5500
E 4500 3500
F 5500 0

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fronteira_de_possibilidades_de_produ%C3%A7%C3%A3o


3. EXPLIQUEA RAZÃO DO FORMATO DA CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO (CPP). ILUSTRE GRAFICAMENTE:
Considerando-se o exemplo dado na questão 2 deste trabalho, a curva ABCDEF indica todas as possibilidades de produção potencial de feijão Guandú e milho ( conforme ilustração a seguir) nessa economia hipotética. Qualquer ponto sobre a curva significa que a economia irá operar no pleno emprego, ou seja, àplena capacidade, utilizando todos os fatores de produção disponíveis.
Um ponto para direita ( ponto G por exemplo ), seria um ponto impossível, pois ultrapassaria o pleno uso dos fatores de produção do nosso campo teórico. Um ponto qualquer para a esquerda, significaria uma ociosidade no pleno uso de fatores de produção. Portanto, significaria uma queda de produção
Possibilidades Guandú(kg)Milho (kg)
A 0 8000
B 1500 7000
C 2500 6000
D 3500 5500
E 4500 3500
F 5500 0

4. ANALISANDO-SE UMA ECONOMIA DE MERCADO, OBSERVA-SE QUE OS FLUXOS REAL E MONETÁRIO CONJUNTAMENTE FORMAM O FLUXO CIRCULAR DA RENDA. EXPLIQUE COMO ESSE SISTEMA FUNCIONA.
As famílias são proprietárias dos fatoresde produção e os fornecem às unidades de produção (empresas) no mercado de fatores de produção. As empresas, pela combinação dos fatores de produção (TERRA, CAPITAL, MÃO-DE-OBRA, TECNOLOGIA), produzem bens e serviços para fornecer às famílias no mercado de bens e serviços. Logo; percebe-se que famílias e empresas exercem um duplo papel, pois no mercado de bens e serviços, as famílias os...
tracking img