Biodivercidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1 Nota Excelente
Com o estudo da Ecologia Urbana, percebemos que existem muitos fatores que causam poluição nas cidades , como os gases tóxicos liberados por industrias e escapamentos de carro. A poluição atmosférica causa um problema conhecido como inversão térmica. Esses fenômenos ocorrem em geral em dias muitos frios. A explicação para esse fato é que:

Alternativas
1 -Nos dias muito frios o ar frio acumula-se nas camadas inferiores da atmosfera onde os poluentes ficam retidos não havendo circulação de ar. Essa concentração de poluentes causa problemas de saúde.

2 -
Nos dias muito frios há um acumulo do ar quente nas camadas inferiores. O ar quente por ser mais pesado, desce das camadas mais altas da atmosfera retendo os poluentes próximos à superfície.3 -
Na inversão térmica a concentração de gases poluentes nas camadas superiores da atmosfera ocorre devido à falta de circulação do ar.

4 - A circulação do ar na atmosfera ocorre no seguinte sentido a partir da superfície: ar quente, ar frio, ar quente
5 - Nos dias mais frios há uma tendência maior dos gases tóxicos se acumularem nas camadas superiores da atmosfera, devido à densidadedesses gases serem muito superior a dos gases que compõem o ar
Sua resposta
1 -
Nos dias muito frios o ar frio acumula-se nas camadas inferiores da atmosfera onde os poluentes ficam retidos não havendo circulação de ar. Essa concentração de poluentes causa problemas de saúde.

Resposta gabarito
Nos dias muito frios o ar frio acumula-se nas camadas inferiores da atmosfera onde os poluentesficam retidos não havendo circulação de ar. Essa concentração de poluentes causa problemas de saúde.

Comentário do gabarito
Na inversão térmica o ar frio por ser mais denso, acumula-se nas camadas inferiores da atmosfera, não promovendo a circulação do ar.
Questão 2 Nota Excelente
Em meados de1950 acidade de Minamata sofreu com eventos trágicos decorrentes de uma contaminação originadapor uma fabrica de plásticos, que despejava resíduos contendo mercúrio em uma lagoa onde os aldeões pescavam, primeiro animais, depois seres humanos começaram a apresentar paralisia parcial, seguida de coma e morte. Como essas anomalias podem ser explicadas dentro da ecologia?

Alternativas
1 -
O mercúrio entrou na cadeia alimentar depois de ser consumido pelas bactérias, e foi repassadopelos seguintes níveis tróficos.

2 -
O mercúrio não pode ser de absorvido e acumulado no organismo, portanto o evento em Minamata não tem ligação alguma com o estudo da ecologia.

3 - Tal evento tem intima ligação com a ecologia pelo fato de as bactérias serem a base de nossa cadeia alimentar
4 -
As alternativas a e b estão corretas, com relação ao evento acima relatado.

5 - Asalternativas b e c estão corretas
Sua resposta
1 -
O mercúrio entrou na cadeia alimentar depois de ser consumido pelas bactérias, e foi repassado pelos seguintes níveis tróficos.

Resposta gabarito
O mercúrio entrou na cadeia alimentar depois de ser consumido pelas bactérias, e foi repassado pelos seguintes níveis tróficos.

Comentário do gabarito
O mercúrio na ocasião relatada em Minamataera absorvido pelas bactérias e a cada nível trófico ou nível de alimentação foi sendo absorvido e se acumulando nos organismos, como acontece na cadeia alimentar.
Questão 3 Nota Excelente
As ostras podem ser encontradas em todos os mares do mundo, menos em águas muito frias e/ou poluídas. No início, estes moluscos vivem soltos nas águas e na areia e com o passar do tempo fixam-se nasrochas. Seus principais predadores são, além do homem, diversas espécies de peixes, a estrela do mar, caranguejos e outros tipos de moluscos. Recentemente uma pesquisa revelou no litoral nordestino que um percentual significativo das ostras retiradas no estado apresentavam um teor de contaminação por Hg, Zn, Fe, Cu e Mn, analisando essa situação dentro de uma teia alimentar é possível dizer que:...
tracking img