Tonny

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Nosso trabalho falará basicamente da origem e evoluçao da moeda.
Mostraremos seu conceito, formas assumidas por ela, caracteristicas e função.
Para a melhor compreensão usaremos algumas imagens que constarão ao longo das explicações.
Esperamos que nossas justificativas estejam claras, atingindo assim o objetivo proposto.
Desenvolvimento
Chama-se Troca directa quando, setroca-se, por exemplo um Kg de cenouras por um Kg de Maças e vise versa.

No entretanto esta troca tem grandes obstáculos/desvantagens, tais como:
| * A dificuldade que cada pessoa sentia em encontrar outra que tivesse interessada na troca de determinados produtos. |
| * Factos de as pessoas atribuíram valores diferentes aos produtos, que não sendo por vezes fraccionáveis, não possibilitavamo acordo quando á transacção a efectuar. |
| * Peso dos produtos a transportar por vezes era difícil. |
| * Também, a sua validade, tinha-se de trocar quando se tinha em excesso e do tempo dos produtos da sua época. |
Chama-se troca indirecta quando se troca, por exemplo, uma boa alimentação por dinheiro e vise versa. Esta troca é a mais usada Hoje em dia.
Agora qualquer indivíduopretenda trocar um bem encontrará, com faculdade, um outro indivíduo que lhe entregará, em moeda, o valor correspondente ao bem que ele deseja trocar.

O que é moeda
A moeda é, portanto, um bem de aceitação generalizada que se utiliza como intermediário nas trocas, isto é, em todos os actos de compra e venda de bens e serviços. A moeda surge, assim, como um bem que todos os indivíduos aceitamsem contestação e que é utilizada para medir o valor de todos os bens e serviços.
Característica da moeda
As características mais relevantes da moeda, estudada são as seguintes:
* Indestrutibilidade e inalterabilidade;
* Homogeneidade;
* Divisibilidade;
* Transferibilidade;
* Facilidade de manuseio e transporte.

Indestrutibilidade e inalterabilidade: A moeda deve sersuficientemente durável, no sentido de que não destrua ou se deteriore com o seu manuseio. Além disso Indestrutibilidade e inalterabilidade são obstáculos à sua falsificação, constituindo-se, em elementos de fundamental importância para a confiança e a aceitação geral da moeda.

Homogeneidade Duas unidades monetárias distintas, mas de igual valor, devem ser rigorosamente iguais. Ex. e o arrozfosse dado como moeda, aceita pelas duas partes, se o comprador pensasse em pagar sua dívida com arroz miúdos e quebrados, enquanto o vendedor imaginava receber arroz em grãos inteiros e graúdos. A possibilidade de tal equívoco criada pela inexistência de homogeneidade é um exemplo da necessidade de que duas unidades monetárias do mesmo valor sejam rigorosamente iguais.

Divisibilidade A moedadeve possuir múltiplos e submúltiplos em quantidade tal que as transacções de grande porte assim como as pequenas possam ser realizadas sem nenhuma restrição. Outro aspecto é quanto ao fraccionamento. (troco).

Transferibilidade Outra característica da moeda é quanto à facilidade com que deve processar-se sua transferência, de um detentor para outro.

Facilidade de manuseio e transporte omanuseio e o transporte da moeda não deve oferecer obstáculos, isto é, prejudicar sua utilização.
Funções da moeda
A moeda surgiu da necessidade de os indivíduos trocarem seus excedentes por outros bens de que necessitavam, principalmente na medida em que as economias foram se especializando. Seu uso generalizado gerou consenso a respeito das funções que deve exercer. São elas:
* Intermediária detrocas
É a função por excelência da moeda. Qualquer sociedade com grande nível de especialização do trabalho e volume significativo de trocas seria inviável sem a existência da moeda.
* Unidade de conta ou medida de valor
A moeda serve para comparar o valor de mercadorias diversas (os diversos bens e serviços são expressos em quantidade de moeda, por meio dos preços). Além disso a moeda...
tracking img