Esopecialização percoçe

451 palavras 2 páginas
Especialização precoce
Dando seguimento ao tema anterior em que falei sobre as etapas de formação do ciclista, venho hoje dar-vos a conhecer um fenómeno comum durante a formação dum atleta, a especialização precoce. No meu entender há aspectos que merecem discussão, e este é sem dúvida um deles, desde logo pelo facto de ser relevante no desenvolvimento do atleta.
De uma forma muito sintetizada, a especialização precoce resume-se a uma “antecipação do processo de especialização de uma modalidade, consistindo num aumento de exigêcia e complexidade dos processos de treino, traduzidos num maior volume e intensidade do mesmo.” (Duarte D. 2009)
Este fenómeno pode apresentar várias consequências negativas para o atleta, entre as quais:

- Lesões - Elevado desgaste físico, emocional e psicológico - Incapacidade funcional e cognitiva - Abandono escolar - Abandono precoce da prática desportiva

Por outras palavras, especialização precoce significa que um atleta está muito mais desenvolvido (seja fisica, técnica ou taticamente) numa modalidade, muito mais cedo que o normal, e portanto, está num patamar superior ao dos seus colegas com a sua idade. É importante salientar que nao devemos fortalecer estes acontecimentos, pois devem sempre ser respeitadas as etapas de formação dos atletas.

Abandono precoce
De um modo geral, podemos afirmar que o abandono precoce é uma das consequências da especialização precoce e ambos têm uma correlação muito estreita, já que o abandono precoce é uma interrupção prematura da formação do atleta.
Como é que o treinador pode antecipar uma situação de abandono precoce? Deve acima de tudo estar atento aos “sinais” que o atleta vai mostrando, entre os quais: abandonar ou faltar aos treinos; desmotivação para a prática da modalidade; comportamentos inadequados ao contexto desportivo.
O treinador deve ainda tentar averiguar quais poderão ser as causas desses sinais, para tentar fazer algo ao seu alcance no sentido de

Relacionados