Biodiesel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Biodiesel

Os combustíveis fósseis como o Diesel, gasolina, são nocivos ao meio ambiente e de fonte não renovável a curto prazo, sua combustão gera gases como o dióxido de carbono queé considerado um poluente por agir diretamente no efeito estufa aumentando o aquecimento global que pode ter conseqüências catastróficas se nada for feito ao contrario.
Mas o biodiesel que é umcombustivo ecologicamente correto vem para contribuir com meio ambiente.
O biodiesel  refere-se ao combustível formado por ésteres de ácidos graxos, ésteres alquila(metila, etila ou propila) de ácidoscarboxílicos de cadeia longa.
Para que o biodiesel seja produzido o óleo vegetal e gorduras animais são submetidas a uma reação química chamada transesterificação. Nessa reação os óleos vegetais egorduras animais, reagem com um catalisador, com um álcool para produzir os alquil ésteres derivados da mistura de ácidos graxos encontrados nos óleos vegetais ou na gordura animal.
O biodiesel pode serproduzido através de uma grande variedade de matéria prima.
As matérias-primas podem ser óleos vegetais (óleo de mamona, óleo de soja caroço de algodão, palma, amendoim, canola e girassol) entreoutros, e de gordura de origem animal (Sebo), e até de óleos usados em frituras.
A escolha da matéria-prima mais adequada para produção do biodiesel vai depender da região e da qualidade da matériaprima.
O principal subproduto gerado na produção de biodiesel é o glicerol, sendo que aproximadamente 10 % do volume total de biodiesel produzido correspondem a glicerol, sendo assim é necessário criaralternativas para o uso desse subproduto. Não há uma visão clara sobre os possíveis impactos potenciais desta oferta de glicerina;
O glicerol pode ser usado em medicamentos, produtos de higiene bucalpodem ser usados nas indústrias de tabacos e em espumas de uretano.
O uso em alimentos em medicamentos e cosméticos vem crescendo, pois o glicerol é não toxico.
As vantagens de se usar o biodiesel...
tracking img