Biocidas e conservantes, ceras, quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.aise.eu/downloads/biocid-PT.pdf
http://www.insumos.com.br/cosmeticos_e_perfumes/artigos/conservantes_n%2044.pdf
http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_cosmeticos.pdf

O que são produtos biocidas?
Biocidas são substâncias químicas sintéticas, naturais ou produzidas através de processos microbiológicos que destroem, neutralizam, impedem oucontrolam a ação de um micro-organismo nocivo para a saúde.
A seleção de um biocida apropriado para formulações cosméticas deve considerar se ele é atóxico, se é eficaz em baixas concentrações (para baratear a fórmula e minimizar a possibilidade de sensibilização alérgica), se é eficaz em diferentes pHs, se possui boa resistência à luz e ao calor, se é solúvel na base da formulação, se não reagirádesfavoravelmente com os demais ingredientes presentes na formulação e se possui longa vida útil.
conservantes
Conservantes sãobiocidas utilizados em cosméticos, cuja função é inibir o crescimento de microorganismos no produto, conservando-o livre de deteriorações causadas por bactérias, fungos e leveduras. Eles podem ter atividade bacteriostática e/ou fungistática. Não é função do conservantecompensar más práticas de fabricação. Isto pode, inclusive, gerar microorganismos resistentes, porém mesmo que o fabricante possa oferecer um produto isento de contaminações, o próprio consumidor inadvertidamente pode adicionar uma certa carga microbiana durante o seu uso, tornando-se necessário prover o produto de algum sistema eficiente de conservação.
O conservante deve ser efetivo a baixasconcentrações. Isso significa que os conservantes são, na realidade, uma forma de segurança e não acrescentam valor mercadológico aos produtos, devendo ser usados as mais baixas concentrações possíveis, de acordo com as exigências. Baixos níveis de concentração reduzem as chances de irritação e outras preocupações de toxicidade.
O conservante ideal para uso em cosméticos também deve ser solúvel emágua e insolúvel em óleo. Isso se deve ao fato de que os microorganismos crescem na fase aquosa e na interface água-óleo; assim, para serem mais funcionais, os conservantes devem ser acrescentados na fase aquosa. A estabilidade é outra importante propriedade. O conservante deve ser estável a qualquer temperatura e condições de pH que sejam utilizadas durante o processo de fabricação dos cosméticos.Exemplo de conservante: Formaldeído
O formaldeído é um dos produtos químicos mais comuns de uso atual. É o aldeído mais simples, de fórmula molecular H 2 CO e nome oficial IUPAC metanal.
O formaldeído é um gás. É normalmente utilizado em solução aquosa a cerca de 37% em massa contendo metanol como preservativo contra a polimerização, sendo também conhecido como formalina.
A toxicidade daformalina e do formaldeído, o gás anidro, é muito diferente. O formaldeído em concentrações acima do limite é classificado como carcinogênico humano e têm sido relacionado com câncer dos pulmões e nasal e com possível câncer no cérebro e leucemia.
O formaldeído é bastante ativo
principalmente contra bactérias e mostra também boa atividade contra fungos. É inativado por proteínas e gelatina. É estávelem pH de 3 a 9. É altamente volátil, podendo evaporar dos produtos acabados pela simples ação de abrir e fechar o recipiente. É uma substância química muito reativa e apresenta forte odor. Pode reagir com componentes de fragrância, amônio e ferro. Tem ação sensibilizante e irritante na pele.
O formaldeído é um produto natural, presente em todas as células do corpo humano. Também é encontrado emfrutas, como maçãs, uvas e pêras. É solúvel em água e é melhor incorporá-lo na formulação a frio, devido a sua volatilidade.

Ceras
Ceras são importantes veículos para cosméticos em fase sólida e semissólida, como batons, perfumes em pasta, sombras em creme, blushes para as maçãs do rosto, cremes para os pés e mãos e protetores labiais. As ceras são ésteres de ácidos e álcoois graxos que...
tracking img