Bioarquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Em preocupação com o bem estar humano e com o meio ambiente, a arquitetura sustentável está cada vez mais sendo utilizada em projetos de arquitetos e de universidades engajadas em umpensamento ecológico. Onde envolve diretrizes que buscam a eficiência energética, a sua manutenção e o aproveitamento de estruturas pré – existentes.
Vamos mostrar através deste trabalho essaconsciência, presente em obras que utilizam da simples reciclagem do lixo à independência energética, mas que não perdem beleza e sofisticação, respeitando o meio ambiente.


OBRA NACIONAL -características e conceitos




A Universidade Tecnológica Federal do Paraná desenvolveu, em Curitiba, uma casa ecológica feita de madeira reciclável, sobras de construção, garrafas pet e energia gerada pelaluz do sol e a força do vento, onde funcionará o Escritório Verde da Universidade para apoiar projetos sustentáveis de alunos e professores.


No futuro a ideia é usar essa energia para abastecerum carro elétrico, que é outro projeto da universidade. Outra proposta é usar a energia que sobra na rede elétrica para que possa ajudar iluminar a cidade mantendo assim a natureza protegida.


Aobra é limpa e rápida. A quantidade de resíduos provenientes dessa obra fica perto de zero, enquanto 10% do material utilizado em uma obra comum vira lixo. O telhado fica voltado para a região maisensolarada da cidade, onde foram instalados os painéis de energia solar.


Grandes janelas aumentam a luminosidade, evitando assim a utilização de luzes acesas durante o dia. As janelas localizadasuma em frente à outra, são abertas e formam uma corrente de ar, refrescando, assim, o ambiente.


A construção conta com um terraço jardim que foi elaborado com materiais recicláveis. A grama éfixa dentro de módulos de material reaproveitado de sola de sapato. Só não pode ser utilizado para plantas de raízes profundas. O ecotelhado vem a diminuir de três a cinco graus a temperatura dentro...
tracking img