Estudo de mediunidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
14ª. AULA

PARTE A - PROBLEMAS MENTAIS, VIOLÊNCIA, DESCONTROLE EMOCIONAL, IRRITABILIDADE, NERVOSISMO

"As doenças pertencem às provas e às vicissitudes da vida terrena. São inerentes à grosseria de nossa natureza material e à inferioridade do mundo que habitamos" (E.S.E., Cap. XXVIII, parte V, item 77). Os problemas mentais não fogem à regra. Desencadeados por fatores físicos ou emocionais,sempre têm uma causa final de fundo espiritual. Sabemos que o perispírito é subordinado ao Espírito, e que o corpo físico reflete o perispírito, então qualquer alteração que ocorra em nosso corpo físico terá uma correspondência direta com o Espírito.

"O Espiritismo dá a chave das relações que existem entre a alma e o corpo, e prova que há reação incessante de um sobre o outro. Ele abre, assim,novo caminho à ciência e, em lhe mostrando a verdadeira causa de certas doenças, lhe dá os meios de combatê-las" (E.S.E., Introdução, "Resumo da Doutrina de Sócrates e Platão", item XIX).

De um modo geral, os problemas mentais decorrem da própria ação individual e normalmente são de dois tipos:
A) No primeiro caso, as causas são externas, consequência da ação de outros Espíritos sobre oEspírito do doente. São decorrentes dos processos obsessivos de simbiose ou vampirismo espiritual, ou derivados da ação obsedante de Espíritos vingativos que prejudicamos em vidas passadas.

B) No segundo caso, são gerados a partir das ações do próprio Espírito doente. Podem ser desencadeados através descuido do próprio corpo físico, ou são consequência expiatória com origem em outras vidas, ocasionadaspelo uso do livre-arbítrio, ou ainda como provas escolhidas pelo próprio Espírito, que, por alguma razão maior, tem algo a aprender com essas dificuldades.

Não obstante, nos dois casos, a responsabilidade é do próprio sujeito, pois sabemos que "a obsessão decorre sempre de uma imperfeição moral, que dá ascendência a um Espírito mau" (GE., Cap. XIV, item 46).

Nos casos decorrentes deprocessos de simbiose ou vampirismo espiritual encontram-se as alterações mentais originadas através do contato constante com fluidos emitidos por Espíritos pouco evoluídos, não evangelizados. São Espíritos que aproximam-se geralmente atraídos por mentes invigilantes, para absorver fluidos impregnados pelos vícios materiais ou defeitos morais. Estas imperfeições são originárias do fumo, das drogas, doálcool, do jogo, de abusos sexuais; ou então de comportamentos como a maledicência, o desânimo, a ociosidade, a avareza, etc.

Nos casos derivados da ação obsedante de Espíritos vingativos,, as causas podem ser várias: vingança, desejo de fazer o mal, desejo de impor um falso saber, etc. A obsessão é a ação persistente que um mau Espírito exerce sobre um indivíduo. Ela apresenta caracteres muitodiferentes, desde a simples influência moral, sem sinais exteriores sensíveis, até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais" (GE., Cap. 14, item 45).

"A obsessão é, quase sempre, o fato de uma vingança exercida por um Espírito, e que, o mais frequentemente, tem a sua fonte nas relações que o obsidiado teve com ele numa precedente existência" (GE., Cap. 14, item 46).

Emtodos os casos de obsessão, "sendo o perispírito dos encarnados de uma natureza idêntica à dos fluidos espirituais, assimila-os com facilidade, como uma esponja que se embebe de líquido... Estes fluidos agindo sobre o perispírito, este, por sua vez, reage sobre o organismo material, com o qual está em contato molecular. Se o eflúvios são de boa natureza, o corpo sente-lhes uma impressão salutar; sesão maus, a impressão é penosa; se os maus são permanentes e enérgicos eles podem determinar desordens físicas: certas doenças não têm outra causa"" (GE., Cap. 14, item 18).

Kardec também se preocupou com as relações entre a obsessão e a loucura. Pergunta aos Espíritos sobre as relações entre a subjugação corpórea e a loucura: "Sim, a uma espécie de loucura cuja causa é desconhecida do mundo,...
tracking img