Retificador de meia onda e onda completa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa Circuitos

Mossoró-RN 2013
Professor:
Aluno:

FONTE DE ALIMENTAÇÃO (Conversor CA-CC)
A maioria dos equipamentos eletrônicos são alimentados com tensão contínua, normalmente de 3V a 30V. Ocorre que a tensão disponível nas tomadas de luz de nossas casas são 110V ou 220V alternada, dependendo da localidade. Para transformar a tensão alternada disponível na tomada de luz emtensão contínua, temos que utilizar um circuito normalmente conhecido como conversor CA-CC, mais comumente chamado de fonte de alimentação. Veja a seguir o diagrama em blocos de um conversor CA-CC.

1 - Transformador:
Sua função é reduzir o nível de tensão disponível nas tomadas de luz (110V/220V) para níveis compatíveis com os equipamentos eletrônicos.
Inventado em 1831 por MichaelFaraday,[2] os transformadores são dispositivos que funcionam através da indução de corrente de acordo com os princípios do eletromagnetismo, ele funciona baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday-Neumann-Lenz e da Lei de Lenz, onde se afirma que é possível criar uma corrente elétrica em um circuito uma vez que esse seja submetido a um campo magnético variável, e é por necessitar dessavariação no fluxo magnético que os transformadores só funcionam em corrente alternada.
Alguns tipos de transformadores:
Quanto a finalidade:
Transformadores de corrente / Transformadores de potencial / Transformadores de distribuição.

Quanto ao tipo:
Dois ou mais enrolamentos / Autotransformador.

Quanto ao material do núcleo:
Ferromagnético / Núcleo de ar

Quanto ao número de fases:Monofásico / Polifásico.

2 - Retificador:
Transforma tensão alternada (CA) em tensão contínua (CC) pulsante.
Retificador de meia onda:
O nome meia onda vem do fato de que apenas um dos semiciclos da tensão de entrada é aproveitado, podendo ser o semiciclo positivo ou negativo irá depender da posição do diodo. ex:

Retificador de meia onda.
Ele possui um diodo em série com umaresistência de carga. A ddp na carga tem como saída uma senoide de meia onda, logo a ddp média ou corrente contínua na saída de uma resistência de meia onda é igual da amplitude máxima da tensão(tensão de pico).
Caso a tensão da fonte entra no semiciclo positivo o diodo conduz( chave fechada) ,e isso faz com que todo o semiciclo positivo da tensão de entrada apareça nos terminais do resistor de carga, ecaso o semiciclo seja negativo(chave aberta) impede que o semiciclo negativo chegue aos terminais do resistor de carga.

Tensão média( Vcc)
A tensão média é medida caso um voltímetro CC seja ligado nos terminais do resistor de carga. A tensão média é a média dos valores instantâneos de tensão em cada diodo.
Vcc = Vp / π;
Vcc= Tensão média;
Vp= tensão de pico;
π= Pi=3,14....;
Corrente noresistor de carga
O resistor de carga é um componente que obedece as leis de ohm, o gráfico da corrente será idêntico ao da tensão, isso que dizer que a corrente no resistor de carga estará em fase com a tensão em cima dele.

lp= Corrente de pico no resistor de carga;
Vp= Tensão de pico no resistor de carga;
RL= Resistor de carga;
Corrente média ( Icc)
Caso seja ligado um amperímetro em CCem série com o resistor de carga, ele ira medir a corrente média na carga(Icc). Ele pode ser calculado dividindo a tensão média no resistor de carga pela sua resistência.Por o diodo está em série com o resistor de carga, a corrente que passa pelo resistor de carga irá passar também pelo diodo.
E se o circuito for montando na prática, Icc ( corrente média no resistor de carga) , servirá comoreferência para especificação do diodo, isso implica que a corrente que o diodo suportará deverá ser maior que Icc.

Formula para calcular o ICC
Icc= Corrente média no resistor de carga;
Vcc= Tensão média no resistor de carga;
RL= Resistor de carga;
Tensão de pico inversa (Vpi)
Quando a tensão da fonte atinge o valor de pico negativo(-Vp), irá acontece a mesma coisa com a tensão em cima...
tracking img