Bio embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3ª. Fase – Organogênese (Estágio de Nêurula) –
- A ectoderme origina o cérebro e medula, retina, neuro-hipófise, gânglios e nervos cranianos e sensitivos, medula da suprarenal, células pigmentares, epiderme, pêlos, unhas, esmalte dentário, glândulas cutâneas e mamárias, lobo anterior da hipófise, ouvido interno, cristalino.

3.1 Ectoderma •Epiderme e anexos (unhas, pelos) •Mucosas da boca,nariz e anus •Sistema nervoso córnea (órgãos do sentido) e adenohipofise

3ª. Fase – Organogênese (Estágio de Nêurula) – 3.2 Mesoderma • Celoma • Serosas (peritônio, pleura e pericárdio) • Derme • Mesênquima , que dará origem aos tecidos conjuntivos (ósseo, cartilaginoso, sangue), tecido muscular, e aos órgãos dos sistemas circulatório (cardiovascular) e urogenital (excretor e reprodutor), menoscélulas germinativas.
- tecido cartilaginoso e ósseo, tecido muscular, tecido conjuntivo, sistema urogenital, tecido hematopoiético, sistema cardiovascular e linfático, baço e córtex da adrenal, dentina.

3ª. Fase – Organogênese (Estágio de Nêurula) – 3.3 Endoderma • Revestimento interno do tubo digestório e glândulas anexas (fígado e pâncreas) e glândulas tireóide e paratireóide • Revestimentodo sistema respiratório e da bexiga • Células germinativas
- A endoderme origina o trato digestivo (revestimento epitelial), fígado e pâncreas, bexiga urinária, sistema respiratório (revestimento epitelial), derivados epiteliais da faringe, cavidade timpânica, amígdalas, timo, paratireóides, derivados epiteliais da tireóide.

Saco vitelínico (vesícula vitelínica) – e uma bolsa que contem ovitelo, tendo função nutritiva; Na maioria dos mamíferos os óvulos perderam o vitelo no curso da evolução; nesses animais a vesícula vitelínica e preenchida por liquido, já que a nutrição será dada ao embrião via placenta em formação; nos mamíferos parte do saco vitelínico ira compor o cordão umbilical.

Âmnio – envolvendo um embrião como um saco, delimitando a cavidade amniótica. Tem função deproteção, pois contém o líquido amniótico que amortece impacto e mantém um ambiente estável para o embrião. O líquido amniótico também protege o embrião da perda de água para o meio (dessecação), o que foi imprescindível para a conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados.

Alantóide – como o saco vitelínico e um anexo também derivado da esplanscnopleura e conecta-se com o intestino doembrião pelo pedúnculo alantoidiano. Atua como estrutura respiratória, excretora e de transporte de cálcio. O mesoderma do alantóide e muito vascularizado, o que propicia as trocas gasosas.

Córion ou Serosa - membrana que envolve o embrião e todos os outros anexos embrionários, protegendo-os. É formado também pela somatopleura. Participa das trocas gasosas entre o embrião e o meio. Nosmamíferos, uma parte do córion formará a placenta (não e anexo embrionário típico, mas sim um órgão feto materno com funções embrionárias). Em répteis e aves juntase com o alantóide para formar o alantocórion > função respiratória

Anexo Embrionário

Anfíbios
Ausente, nutrientes ficam nos micrômeros Ausente

Peixes

Répteis

Aves

Mamíferos
Presente, mas reduzido e e passa a fazer parte docordão umbilical Presente Presente, mas reduzido e e passa a fazer parte do cordão umbilical Presente. O córion frondoso forma a placenta juntamente com o endométrio uterino

Saco vitelínico

Presente

Presente

Presente

Âmnio

Ausente

Presente

Presente

Alantóide

Ausente

Ausente

Presente

Presente

Córion

Ausente

Ausente

Presente

Presente

Osanfíbios não possuem anexos embrionários. O vitelo fica contido nas células (macrômeros). Em répteis, aves e mamíferos, a fecundação interna somada à presença de âmnio, córion e alantóide proporcionou independência da água para a reprodução. Nos mamíferos placentários a vesícula vitelínica e o alantóide são reduzidos.

 Define o eixo primitivo do embrião dando-

lhe uma certa rigidez...
tracking img