Trabalho de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTIONARIO PARA REFLEXÃO

1) Como se forjou inicialmente a estrutura social no novo Brasil?
R:Com um povo formado a partir da violência, que teve o cruzamento dos portugueses, índios e negros escravos. Com uma colônia mercantilista, o Brasil tinha uma economia formada por latifúndio escravista orientado para exportação, liderado por fazendeiros aristocratas que determinavam a vida social,mesmo nas regiões dedicada a produtos de exportação.

2) Qual foi a participação de cada raça envolvida nesse processo?
R:Os indígenas sendo uma matriz do povo brasileiro, onde na maioria eram nômades e, na busca de nichos ecológicos favoráveis, migravam constantemente, essa transfiguração se deu pela gestação de uma nova etnia, que unificou a língua, os costumes, desengajando os índios de seuviver. Os negros trazidos da África e junto com os portugueses fizeram surgir o brasileiro à medida que as matrizes étnicas se desfaziam. Com o domínio dos portugueses, matrizes raciais e tradições culturais distintas se enfrentam e se fundem dando origem a um novo povo, a uma nova estrutura social. Resultado de uma versão da versão lusitana da tradição civilizatória europeia ocidental, a sociedadee a cultura só diferencia cores herdados dos indígenas e dos negros com grandes características próprias, mantendo, no entanto, fortes marcas da matriz portuguesa.

3) Descreva como se deu a constituição dessa sociedade plasmada por três povos tão distintos: o negro, o banco e o índio.
R:Conforme Darcy Ribeiro, na estrutura social brasileiraque se formava, os brasilíndios eram discriminadoscomo uma classe inferior. Os pais com quem queriam identificar-se os viam como impuros filhos da terra, exploravam seu trabalho enquanto meninos, e depois os integravam a suas expedições de caçadores de gentes, os chamados bandeirantes que se embrenhavam pelas florestas no aprisionamento de seu gentio materno. Os africanos já encontraram no Brasil uma etnia luso-tupi. Aqui tiveram que reaprender aviver, plantando e cozinhando os alimentos da terra, chamando as coisas e os espíritos de seu povo pelos nomes tupis incorporados ao português. Sua presença era mais passiva, pois estavam afastados de seu habitat natural. Quase tudo o que aqui se produziu saiu de suas mãos. Acabaram colaborando no aportuguesamento do Brasil e a influir de inúmeras maneiras nas áreas culturais, especialmente noNordeste e zonas de mineração do centro do país. 

4) Explique a formação das cincos áreas culturais propostas por Darcy, relacionando-as entre si e descrevendo em detalhes a organização socioeconômica de cada uma e a forma como essas se entrelaçam:
R:O crioulo: A formação do Brasil crioulo nasceu nos engenhos nordestinos, esta feição cultural crioula foi formada pela economia do açúcar, que osinseriu no mercado mundial, onde não havia espaço para o negro se estruturar como família.
O caboclo: já o caboclo nasceu de mistura dos índios genérico com outros mestiços. Vimos surgir nessa cultura três tipos de gente: o índio tribal, o genérico e a população urbanizada e heterogênea que sustentava os portugueses.
O Sertanejo: A economia sertaneja surgiu como dependente da açucareira, onde o gadofoi trazido de cabo verde pelo os portugueses e introduzido no Brasil. Foi nesta economia que começou a nascer as estradas, vilas e feiras de gado.
O Caipira: inicialmente só se falava a língua geral eles tinham um disciplinamento militar superior aos outros povos. Usavam os índios para trabalhar em suas vilas, mas não permitiam que formasse famílias. Darcy Ribeiro compara o paulista a novosromanos, que se impunham e subjugavam os povos conquistados.
Os sulistas: A principal característica dos sulinos é a heterogeneidade cultural. Lavradores matutos de origem açoriana, os gaúchos de zona de campo e de fronteira, os gringos descendentes de imigrantes.

5) Comente a forma de relacionamento estabelecido entre as classes dominantes e as subalternas em cada uma das formações no brasil;
R:...
tracking img