Bio digestor - sabesp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO


A água é um bem natural, que pertence a todos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que 80% das doenças dos países em desenvolvimento são causadas pela água sem tratamento adequado. A OMS, ainda cita que cada dólar aplicado em saneamento, deixa-se de gastar 5 dólares em tratamentos médicos.

A água que é consumida em residências é captada de mananciais,passando por um rígido processo de tratamento e controle sanitário antes de ser distribuída para potabilidade. Este tratamento é feito com ajuda de tecnologia que as Empresas de prestação de serviços de tratamento de água e esgotos realizam em todos os estados brasileiros.

1.1 - O Biogás

Nas estações de tratamento de água e esgoto há geração de biogás, que é uma mistura gasosa combustível,produzida através da digestão anaeróbia, processo fermentativo que tem como finalidade a remoção de matéria orgânica, a formação de biogás e a produção de biofertilizantes ricos em nutrientes. (WEREKO-BROBBY; HAGEN, 2000).

A produção de biogás também é possível a partir de diversos resíduos orgânicos, como estercos de animais, lodo de esgoto, lixo doméstico, resíduos agrícolas, efluentesindustriais e plantas aquáticas. Nesse caso, quando a digestão anaeróbia é realizada em biodigestores especialmente planejados, a mistura gasosa produzida pode ser usada como combustível, o qual, além de seu alto poder calorífico, de não produzir gases tóxicos durante a queima e de ser uma ótima alternativa para o aproveitamento do lixo orgânico, ainda deixa como resíduo um lodo que é um excelentebiofertilizante. (WEREKO-BROBBY; HAGEN, 2000).

A composição típica do biogás é cerca de 60% de metano, 35% de dióxido de carbono e 5% de uma mistura de hidrogênio, nitrogênio, amônia, ácido sulfídrico, monóxido de carbono, aminas voláteis e oxigênio (WEREKO-BROBBY; HAGEN, 2000). Dependendo da eficiência do processo, influenciado por fatores como pressão e temperatura durante a fermentação, obiogás pode conter entre 40% e 80% de metano.

Ao queimar combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) nas centrais elétricas e nos meios de transportes para produzir energia, são geradas grandes quantidades de gases como o dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NO2), que associadas às gotículas de água nas nuvens, voltam à Terra sob a forma de ácido sulfúrico (H2S) e ácidonítrico (HNO3) – chuvas ácidas. Estas afetam não só a natureza (fauna e flora) como também os edifícios e monumentos (PRONACI, 2002).

Nas zonas urbanas e industriais, a concentração destes tipos de gases atinge, freqüentemente, valores muito elevados, sendo que o setor de produção de energia é o maior colaborador para o seu aumento (PRONACI, 2002).

Habitualmente considera-se que ocontrole da poluição atmosférica implica na utilização de equipamentos de remoção de poluentes, no entanto, existe um conjunto de outras medidas, como o pré-tratamento ou a substituição de matérias-primas e combustíveis e a adoção de tecnologias menos poluentes, com ganhos significativos para a qualidade do ar (PRONACI, 2002).

A produção de energia de maneira renovável – as fontes renováveis deenergia – é também uma medida interessante sob o ponto de vista ambiental no que se refere à poluição global, uma vez que permitem a obtenção de energia sem recorrer à queima de combustíveis fósseis e a conseqüente emissão de resíduos poluentes na atmosfera.

Em termos ambientais a utilização do biogás representa uma melhoria global no rendimento do processo. Em geral, o biogás é um resíduo doprocesso de tratamento de efluentes. Os benefícios atribuídos ao uso do biogás estão vinculados ao tipo de aproveitamento a que ele será destinado. As duas principais alternativas para o aproveitamento energético do biogás são: conversão em energia elétrica e o aproveitamento térmico.

A emissão de biogás para a atmosfera provoca impactos negativos ao meio ambiente e para a sociedade, na medida...
tracking img