Bibliotecas escolares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Pedagogia
Literatura Infanto Juvenil

.

“A importância da biblioteca no processo de formação do leitor”

Maranguape-ce
(2013)

“A importância da biblioteca no processo de formação do leitor”

Trabalho apresentado à disciplina de
Literatura Infanto-Juvenil para obtenção
de nota.
Professora Ângela Abreu

Maranguape-ce
2013

IntroduçãoEsse trabalho traz como tema a importância da biblioteca no processo de formação do leitor direcionada à leitura no contexto escolar, profissional ou de lazer, e assume um papel importantíssimo na promoção dos indivíduos. Por isso devemos incentivar as pessoas ao hábito de ler, usando a biblioteca ou a sala de leitura para influenciar, promover e explorar os livros com temáticas adequadas eatrativas para as correspondentes faixas etárias, como dinamizando atividades inovadoras e interessantes para cada estilo de leitor.



Segundo THOREAU (2013) “Quantos
homens já não iniciaram uma nova era
em suas vidas ao ler um livro?
Realmente o que foi dito por THOREAU
reafirma meu pensamento sendo a leitura
agente de conhecimento etransformação,
proporciona questionamentos,ampliando
os horizontes daquele que lê.

“A importância da biblioteca no processo de formação do leitor”

O contato com livro enriquece culturalmente o individuo e promove a sua autonomia. Destaco então a importância do livro e daleitura como fonte de saber e de cultura e como meio eficaz de aperfeiçoamento linguístico.
O interesse dessa pesquisa é valorizar um espaço tão importante dentro de uma escola que é a biblioteca escolar e contribuir para ressaltar as vantagens de se utilizar de maneira mais frequente os livros de literatura infantil para que se possa despertar nas crianças o gosto pela leitura.Aprender a utilizar a informação é uma das mais importantes atividades do currículo escolar e a biblioteca seria o “laboratório de aprendizagem”, contribuindo para a formação de estudantes bem sucedidos e adultos capacitados, já que na vida futura a capacitação e a satisfação tanto no plano pessoal e social como no profissional dependem da competência individual em usar a informação.
É prioritárioque, no início do ano letivo, o professor leve a turma para conhecer bem o acervo da biblioteca, incentivando a frequência assídua nesse local, sendo multiplicador da importância do ato de ler junto aos colegas e professores de outras disciplinas. A freqüência à biblioteca escolar e o uso de livros da literatura infantil podem transformar a vida e a realidade dos estudantes e fazer com que setornem cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, pois, sendo a leitura agente de conhecimento e transformação, proporciona questionamentos, ampliando os horizontes daquele que lê.
A biblioteca escolar é um local onde o educando poderá se isolar não só para ler bem, como para estudar, pesquisar, ler periódicos atuais e antigos, conhecer o histórico da escola onde estuda, reler livros, e ainda,fazer economia pois, atualmente, os livros têm um alto custo.
Acredito que somente através da leitura e do conhecimento é que chegaremos a melhorar a nossa realidade, fazendo com que o Brasil se torne um país de leitores. Uma biblioteca não pode ser vista apenas como um depósito de escritos, mas acima de tudo como um espaço voltado a pesquisas construção de saberes, ou seja, um espaço em que...
tracking img