Biblioteca escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO – ICHI
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA – 180
Disciplina: Plan. Unid. Serv. Informação – 10191Pimentel Graça, Bernardes Liliane, Santana Marcelo. Biblioteca escolar. – Brasília. / Universidade de Brasília, 2007. 117 p.

BIBLIOTECA ESCOLAR

Durante muitos séculos os conhecimentos foram transmitidos de geraçãoem geração por meio da tradição oral e naquele tempo, os considerados sábios eram aqueles que conseguiam transmitir os conhecimentos, por isso eram também responsáveis pela difícil missão derepassá-los por meio da tradição oral, que por não ser registrada (escrita), acabava comprometendo a integridade da informação, variando de acordo com a interpretação de cada um. Mas a escrita permitiu oregistro e a veiculação das idéias contribuindo para ampliação do conhecimento e conseqüentemente o registro dos diferentes domínios do saber que gera até hoje o avanço das tecnologias e um desses avançosforam as inovações no uso das bibliotecas.
A palavra biblioteca tem sua origem nos termos gregos biblíon (livro) e theka (caixa), significando o móvel ou lugar onde se guardam livros. Foi no Egito queexistiu desde o século IV a.C., a mais célebre e grandiosa biblioteca da Antiguidade, a de Alexandria, que tinha como ambição reunir em um só lugar todo o conhecimento humano. Seu acervo eraconstituído de rolos de papiro manuscritos – aproximadamente 60 mil, contendo literatura grega, egípcia, assírias e babilônicas.
Hoje em dia o conceito e as explicações para a palavra biblioteca vêm setransformando e se ajustando por meio da própria história das bibliotecas. Para Fonseca (1992, p. 60), um novo conceito “é o de biblioteca menos como coleção de livros e outros documentos, devidamenteclassificados e catalogados do que como assembléia de usuários da informação”. Isso quer dizer que as bibliotecas não devem ser vistas como simples depósitos de livros. Elas devem ter seu foco...