Bibliografia de eratostenes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Eratóstenes (276 a.C. – 196 a.C.) foi um matemático, gramático, poeta, geógrafo, bibliotecário e astrônomo da Grécia Antiga. Nasceu em Cirene, Grécia. Estudou em Alexandria, no Egito, e depoisem Atenas, retornando a Alexandria em 255 a.C, onde se estabeleceu. Eratóstenes escreveu sobre matemática, astronomia, geografia, história e fez críticas literárias. Com tantos escritos importantes,seu nome era a escolha óbvia para a administração da biblioteca de Alexandria, cargo que aceitou em 240 a.C. Os contemporâneos chamavam-no de "Beta" porque o consideravam o segundo melhor do mundo emvários aspectos.
Naquela época, Ptolomeu III governava Alexandria e partes do Egito e ordenou que todos os navios e caravanas fossem revistados em busca de livros, mapas ou documentos interessantespara serem copiados. A biblioteca de Alexandria se tornou fonte dos vastos conhecimentos do mundo antigo. Com as riquezas do mundo intelectual prontamente disponíveis, Eratóstenes compilou um mapa domundo conhecido, que se estendia das ilhas Britânicas ao Sri Lanka e incluía todos os países que faziam fronteira com o mar Mediterrâneo. O mapa foi útil por 200 anos. Ele também percebeu que ocalendário solar egípcio ficava atrasado em um dia a cada quatro anos com relação às estações e sugeriu que se acrescentasse um dia extra de quatro em quatro anos.
Eratóstenes ainda fez grandes contribuiçõespara a Geografia. Consta que foi ele quem criou, por volta de 200 a.C., a palavra geografia que significa "descrição da Terra". Sua obra Geografia era dividida em três partes: introdução histórica,geografia matemática e cartografia dos lugares conhecidos da Terra. Eratóstenes foi o primeiro geógrafo a estudar sistematicamente todos os temas geográficos e devemos considerá-lo, sem dúvida, o criadorda matemática geográfica, isto é, da aplicação de cálculos matemáticos no estudo da geografia.
Lidar com números primos (divisíveis apenas por si mesmos e pela unidade) era um problema sério...
tracking img