Bibliografia de edgar allan poe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Edgar Allan Poe nasceu em 19 de janeiro de 1809, em Boston, na família de Eliza e David Poe Jr., ambos atores. Tornou-se órfão ainda antes de completar dois anos, quando perdeu sua mãe, em 1811, um ano após o abandono do pai. Eliza e David tiveram, além de Edgar, mais dois filhos - o mais velho seria também poeta e mais nova, professora. Sem os pais, os três foram acolhidos por famíliasdiferentes, separando-se. Edgar foi para a casa em Richmond de uma abastada família de comerciantes de tabaco, de John e Frances Allan, sem que houvesse sido, entretanto, adotado oficialmente. A biografia de Edgar Allan Poe indica que ele e John Allan não se relacionavam bem, e suas desavenças mantiveram-se até o fim da vida do pai adotivo. John e Frances planejavam que Edgar tornasse-se um empresário;contudo, ele já aspirava, desde pequeno, à escritor, inspirado por Lord Byron.
Em 1826, cursou letras, por um semestre, na Universidade de Virgínia. O tempo curto de curso foi devido à sua escassez de recursos - o pai não havia lhe providenciado o valor suficiente para manter-se. Edgar começou, então, a apostar. A jogatina não demoraria a consumir todo o seu dinheiro restante, obrigando-o asair definitivamente da universidade. Sua miséria, nesse período, foi tamanha, que ele ateou fogo em seus móveis para conseguir manter-se aquecido.
Voltando para Richmond, descobre que Elmira Royster, com quem havia noivado antes de ir para a Universidade, está noiva de outro homem. Em casa, o relacionamento com o pai, quem Edgar culpava pela saída da faculdade, se agrava e ele deixa demorar com os pais.
Aos 18 anos, em 1827, publica sua antologia de poemas Tamerlane, dando início a sua carreira literária - embora não tenha alcançado sucesso algum com a esta publicação. No mesmo ano, também dá início a sua efêmera carreira militar.
Após cerca de dois anos sem ver os pais, sua mãe, então tísica, pede para vê-lo. Quando ele chega à Richmond, ela já haviafalecido. A morte de Frances ambienta um tempo propício para a reconciliação entre Edgar e John. Sabendo do alistamento ao exército, o pai contata conhecidos para providenciar uma vaga para o filho na tradicional Academia Militar dos EUA, em Nova Iorque. Nesse ano, publica mais um volume de poesias.
O período de reconciliação com o pai finda quando Edgar descobre que o pai casou sem tê-loconvidado. Em pouco tempo, também é expulso da Academia por desobediência. Segue uma terceira publicação. Edgar retorna à cidade de seu pai, Baltimore, buscando auxílio na família, que lhe foi hostil - com exceção de Maria Clemm, uma tia que o recebeu como filho. À ela, Poe prestou homenagem em um poema intitulado Soneto para minha mãe. Logo após, John Allan falece, sem que houvesse tido umareconciliação final com o filho - o qual esteve excluído de seu testamento.
Sucederam-se tempos de pobreza, em que Poe escreveu numerosos contos. Foi em virtude destes que ele conseguiu um emprego na revista Southern Literary Messenger, em Richmond, pela qual consolidou-se como um conhecido crítico literário e escritor.Nela, publicou O conto de Hans Phaal, usando forte realismo na ficção, oque inspiraria o francês Jules Verne, "pai da ficção científica". Regressou à Baltimore, em 1835, para casar-se com sua prima, filha de Maria, Virginia Clemm, então com 13 anos. Virginia foi personagem de um dos mais conhecidos poemas de Poe, Eleonora, ainda antes do relacionamento entre os dois haver começado.
Contudo, Edgar Allan Poe estava em descontentamento com sua posição na revistae com seu salário baixo, o que o fez demitir-se da Southern Literary Messenger. Quando o fez, mudou-se para Nova Iorque, onde escreveu seu único romance: A narrativa de Arthur Gordon Pym. Nesse mesmo ano, 1838, também mudou para a Filadélfia. Escreveu para diversas revistas e publicou o livro Contos do grotesco e arabesco, mas seus pagamentos foram míseros. Sua obra se tornou um grande sucesso...
tracking img