Bhopal

Páginas: 3 (698 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Bhopal

Union Carbide






[pic]












Nome: Roney da Silva Rosa
Turma: Metalurgia 4º sem

O desastre de Bhopal foi um Acidente Industrial que ocorreu na madrugada de3 de Dezembro de 1984, quando 40 toneladas de gases tóxicos vazaram na fábrica de pesticidas da empresa norte-americana Union Carbide.Foi o pior desastre industrial ocorrido até hoje e pode serconsiderado um exemplo de crime corporativo.Mais de 500 mil pessoas, a sua maioria trabalhadores, foram expostas aos gases e pelo menos 27 mil morreram por conta disso.Cerca de 150 mil pessoas ainda sofremcom os efeitos do acidente e aproximadamente 50 mil pessoas estão incapacitadas para o trabalho, devido a problemas de saúde. As crianças que nascem na região filhas de pessoas afetadas pelos gasestambém apresentam problemas de saúde

-Devido a erros que vinham acontecendo antes do acidente, foi onde ocasionou o desastre, um desses erros foi a falha na limpeza de tubulações e a colocação deraquetes nas mesmas, antes de iniciar o processo de fabricação.
A sala de controle era composta por equipamentos e dispositivos sem a devida manutenção, como manômetros e meios de detecção e alarme desituações anormais que poderiam ocasionar o acidente daquela noite em Bhopal.
A condição de armazenagem dos produtos era feita em três tanques subterrâneos , onde poderia estar dois deles trabalhandocom nível de 100% de produto e um para situação de emergência ou para uma possível descarga de pressão de um dos dois tanques. Uma outra falha que ocasionou o acidente foi a falta de manutenção naválvula de segurança dos tanques, pois quanto aumentou a pressão, a mesma foi deslocada do flange direcionando assim o produto armazenado para a atmosfera.
O aumento da pressão dos equipamentos ocorreudevido ao aquecimento dos mesmos, pois havia um equipamento Para a refrigeração dos tanques que não estava sendo utilizado por falta de manutenção, ocasionando assim o aumento da temperatura e logo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bhopal
  • Bhopal
  • BHOPAL
  • Bhopal
  • Bhopal
  • Bhopal
  • bhopal
  • BHOPAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!