Berthe morisot

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Índice:

•Introdução: Quem foi Berthe Morisot _________________________pag. 2
•Obras______________________________________________ pag. 3 e 4•Conclusão_____________________________________________ pag. 5
•Fonte_________________________________________________ pag. 6



* Introdução: Quem foi Berthe Morisot.

Berthe Morisot, pintora francesa, nasceu em 1841 e morreu em 1895.Pertencente à alta burguesia era neta do pintor Fragonard e  desde cedo começou a ter aulas com Corot. Morisot era uma incansável copiadora. Começou com os Mestres antigos e terminou com Corot, cujostrabalhos ela tinha a vantagem de comentar pessoalmente, já que foi sua aluna entre 1860 e 1862, junto com sua irmã Edna (futuramente Mme. Pontillon). Corot aconselhou que fosse aprender a pintar aoar livre em Auvers-sur-Oise.
 
        Em 1864 Berthe fez a primeira exposição de suas paisagens no Salon. Em 1868 ela conheceu e ficou amiga de Edouard Manet, que lhe deu conselhos e pintou váriosretratos seus. Em 1872  foi para a Espanha. Desde 1874  até 1886 ela participou de todas as exposições dos Impressionistas, com exceção da quarta mostra, devido a uma doença.
 
        Em 1874Berthe Morisot casou-se com o irmão de Manet, Eugène, e, em 1881-1883, construiram uma casa em Paris, que se tornou um lugar de encontros semanais para pintores e escritores, tais como Degas, Caillebotte,Monet, Pissaro, Whistler, Puvis de Chavannes, Curet, Renoir, Mallarmé e outros. Mallarmé tornou-se seu admirador e amigo mais íntimo. Berthe pintava especialmente mulheres e crianças, e era a maiorexponente feminina do Impressionismo.
 
        Em 1892 ficou viúva e comprou um solar em Mesnil. Em 1895, depois de sua morte, Paul Durand-Ruel realizou, em sua memória, uma grande exposição com 300quadros. O prefácio do catálogo foi escrito por Mallarmé. Com suas impressões leves e radiantes de vida doméstica feliz, ela fez uma importante contribuição ao Impressionismo.

* Obras:...
tracking img