Bernardinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio de Janeiro






[pic]

Centro de Ciências da Saúde
Escola de educação Física e Desportos
Fundamentos do Futebol
Ricardo Jesus


Progressão Pedagógica no Processo de Ensino Aprendizado:
As técnicas individuais no desenvolvimento motor infantil


Camila Silva Amorim








Setembro, 2011

Introdução


Com o crescimento cada vezmais acelerado das cidades e da sociedade como um todo, o que acarreta no crescimento da violência, aumento da pobreza, escassez de cultura e conhecimento, o esporte é um importante aliado no papel de amenizar essa carência social e possibilitar que através e aliado a ele os jovens possam ter um desenvolvimento do campo físico e cognitivo, contribuindo para sua formação. Apesar de o objetivo não sertornar nossa sociedade um criadouro de atletas, sabemos que somos formadores de craques e com tantos problemas que impossibilitam as crianças de brincar na rua, as escolinhas e escolas de ensino regular fazem um papel fundamental na vida dos jovens. A tecnologia muito tem ajudado na formação e treinamento de alto rendimento de atletas profissionais o que reflete e influencia as categorias maisiniciantes. Porém não se pode deixar de ressaltar a importância de ensinar o básico e primordial que permite ao praticante adquirir noções básicas de habilidades e “intimidade” com a bola. Ao falar em treinamento desportivo para criança é imprescindível conhecer os processos de desenvolvimento motor infantil, para assim se acercar de uma aula segura e eficiente. Devemos ressaltar este tipo detreinamento com foco principal no desenvolvimento básico da criança através do futebol, tais como intimidade com a bola (domínio e controle), noção espacial (visão do jogo), trabalho em equipe (passe) além da lateralidade e equilíbrio.




































































DesenvolvimentoPara propor uma atividade física para criança é necessário conhecê-la. A criança é um ser com uma intensa relação de descobrimento com o mundo, e para isso ela interage com o mundo que o cerca através do movimento. A bola é um importante aliado nesta descoberta infantil, por exercer um grande fascínio e um leque de possibilidades. Nós, enquanto professores, podemos aproveitar desse deslumbramentoe da paixão pelo futebol para explorar todas as possibilidades que a bola e um jogo oferecem para o desenvolvimento motor da criança. É preciso ficar atento para que esse desenvolvimento não aconteça de forma que a criança pule etapas, ou que haja cortes neste desenvolvimento e para isso é necessário estudo e atenção.
Lembrando de sempre iniciar as aulas com algum tipo de aquecimento,podendo ser usado bambolês e outros matérias que despertem os interesses das crianças e uma volta a calma num âmbito de fazer com que os alunos falem sobre as aulas, suas dificuldades e facilidades, para então criar e fortalecer o vínculo professor/aluno. Ou até mesmo uma atividade apenas recreativa porém de aspecto desenvolvimentista.
A organização espacial é a capacidade de orientar-se diantede um espaço físico e de perceber a relação de proximidade de coisas entre si e de ações a uma determinada dimensão do tempo, onde sucessões de acontecimentos e de intervalo de tempo são fundamentais. (Perto, longe, em cima, embaixo, dentro fora e etc). (Melo,1989 citado por Cohen, 2011). Através do trabalho nesse aspecto psicomotor a criança poderá ter consciência da localização das coisas entresi, auto-organizar diante do mundo que o cerca, noção de direção e noção de distância. No futebol os circuitos auxiliados por cones, desenvolvendo atividade individual ou em grupo onde a criança tenha um objetivo como chutar ao gol proporciona essa visão do todo esperado pela organização-espacial. Para desenvolver a coordenação global (motricidade ampla), que possibilitará que a criança realize...
tracking img