Das fontes de energia ao utilizador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de Física
* Das fontes de energia ao utilizador
--» Fontes de energia:
Das fontes de energia disponíveis na Natureza, fontes primárias, as não renováveis (recursos energéticos cujo ritmocrescente de exploração levará a que se esgotem) asseguram 90% do consumo energético mundial, enquanto que as renováveis (recursos energéticos que não se esgotam) asseguram os restantes 10%.
Asenergias não renováveis são os combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) e fontes nucleares (urânio). Os combustíveis fósseis emitem gases de estufa para atmosfera, contribuindo de um modoeficaz para a degradação ambiental enquanto que as fontes nucleares acarretam perigos para a saúde e ambientais devido aos resíduos radioactivos.
As energias renováveis são: solar (sol), maremotriz(ondas e marés), eólica (vento), hidráulica (água), biomassa (lenha, resíduos industriais, …), geotérmica (fumarolas e géiseres). As energias renováveis não possuem impactos negativos, ou poucosignificativos, no entanto, os rendimentos energéticos são baixos. Por isso, é necessário utilizar as fontes de energia existentes com moderação fazendo o aproveitamento de subprodutos, reciclagem, reutilizaçãoe redução do consumo.
--» Transferências e transformações de energia:
Uma transferência de energia resulta da interacção entre dois sistemas e ocorre quando parte da energia de um sistema transitapara outro. Aquele que fornece ou emite a energia é designado por fonte (ou emissor) e aquele que recebe a energia é designado por receptor.
Uma transformação de energia existe sempre que umadeterminada forma de energia é convertida noutra diferente, num mesmo sistema.
Em suma, a energia é transferida das fontes para os receptores onde é transformada em energia útil. Mas nestes processos umaparte da energia é degradada, isto é, não se transforma na forma pretendida, dissipando-se, geralmente, como calor, isto é: Efornecida= Eútil+ Edissipada.
Para avaliar a eficiência de um processo...
tracking img