Bens imateriais

Páginas: 2 (358 palavras) Publicado: 16 de abril de 2013
Bens Imateriais

Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas deexpressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas e nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas.
Incluem os conhecimentos, inovações e práticasagrícolas, detidos pelos agricultores tradicionais e locais, que vão desde as formas de cultivo (queima e pousio, plantios consorciados etc.) até o controle biológico de pragas e doenças e o melhoramento devariedades locais.
Enraizado no cotidiano das comunidades e vinculado ao seu território e às suas condições materiais de existência, o patrimônio imaterial é transmitido de geração em geração econstantemente recriado e apropriado por indivíduos e grupos sociais como importantes elementos de sua identidade.
Atualmente, existem os seguintes bens imateriais brasileiros registrados no IPHAN(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) :
Oficio das Paneleiras de Goiabeiras, Arte Kusiwa Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi, Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Samba de Roda doRecôncavo Baiano, Modo de Fazer Viola-de-Cocho, Oficio das Baianas de Acarajé, Jongo no Sudeste, Cachoeira de Iauaretê Lugar Sagrado dos Povos Indígenas dos Rios Uaupés e Papuri, Feira de Caruaru, Frevo,Tambor de Crioula, Matrizes do Samba no Rio de Janeiro: Partido Alto, Samba de Terreiro e Samba-Enredo, Modo de Fazer Queijo de Minas, nas regiões do Serro e das Serras da Canastra e do Salitre, Roda deCapoeira, Ofício dos Mestres de Capoeira, Modo de Fazer Renda Irlandesa produzida em Divina Pastora (SE), Toque dos Sinos de Minas Gerais e Ofício de Sineiros.
O IPHAN foi criado em 1937, no governo deGetúlio Vargas, com a colaboração de grandes nomes ligados ao movimento modernista como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, dentre outros. Seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Registro de bem imaterial
  • Bens materiais e imateriais
  • Chocolate caseiro de gramado como um bem imaterial
  • o Imaterial
  • imaterial
  • propriedade imaterial
  • A herança imaterial
  • Patrimonio imaterial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!