Benedcto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pressão é a força por unidade de área. Considere-se uma superfície de área A, sobre a qual se aplica uma força de valor F, perpendicular à superfície e uniformemente distribuída.
Pressão
A razão entre a força aplicada e a área da superfície designa-se por pressão:
A unidade SI (Sistema Internacional) de pressão é o Pascal:
Outras unidades de medida de pressão são: bar, atmosfera técnica,atmosfera, torr e psi.
Um fluido, como os gases ou líquidos, é uma substância em que as suas moléculas estão dispostas aleatoriamente e que se mantêm juntas devido a forças fracas de coesão, ou devido à substância estar contida dentro de um recipiente.
A força exercida por um fluido (por exemplo, água), em qualquer ponto de um objecto nele submerso, é perpendicular à superfície do objecto e nosentido do interior do mesmo.
Se o fluido estiver contido num recipiente, ele também exerce força sobre as paredes. É o caso de um gás encerrado dentro de um recipiente fechado, que exerce pressão sobre as superfícies em contacto com ele, ou seja, a pressão representa, à escala macroscópica, as colisões entre as moléculas do gás e as paredes do recipiente.
A pressão atmosférica resulta da forçagravítica, F = m × g que o ar exerce sobre a superfície da Terra. Como a intensidade da força é directamente proporcional à área de superfície em contacto com a atmosfera, F = ρ×A× h×g onde ρ é a densidade do ar, logo a pressão não depende da área sobre a qual actua.
Quando se considera uma coluna vertical de um fluido, a pressão gravítica que actua verticalmente num corpo nele imerso, é independenteda forma do corpo.
Referências Bibliográficas
* [1] Serway, R. A., Jewett, J. W., Physics for Scientists and Engineers, Thomson Learning, Belmont, 2004.
* [2] C. Gerthsen, H. Kneser, H. Vogel, Física, 1998, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1998.
Os preparativos
Encher de ar:No local da decolagem, o balão é inflado com ar ambiente por uma grande ventoinha movida a gasolina. Quandoo ar já ocupou cerca de 60% do volume do envelope – nome dado à bolsa de tecido do balão –, o maçarico é aceso.
Aquecer e decolar:O maçarico aquece o ar do envelope, que se expande e fica menos denso que o ar de fora do balão. A decolagem ocorre quando esse ar supera em cerca de 60 0C a temperatura externa. É como se o balão de ar quente (menos denso) boiasse no ar frio (mais denso), do mesmomodo que um navio flutua na água.
Pilotagem difícil:A direção e a velocidade horizontal são determinadas pelas correntes de vento. O balão é lento, como um passeio de roda-gigante. Acima de 18 km/h, apenas pilotos experientes devem voar, e sem passageiros. Não se deve voar a mais de 30 km/h. O piloto controla a altura e se orienta por mapa, bússola, altímetro, variômetro (mede a velocidade desubida) e termômetro.
Gigante de vento:O balão e os equipamentos básicos pesam 670 quilos. O conjunto tem 30 metros de altura e o envelope, capacidade de 5 mil metros cúbicos (5 milhões de litros), o volume de duas piscinas olímpicas.
Tripulação e equipamento
Um balão grande pode levar 1 tonelada e transporta em média 8 passageiros, um piloto e um navegador. Abaixo do envelope há um maçarico de duasbocas, botijões de gás propano (cada quilo de gás permite 1 a 2 minutos de vôo) e os instrumentos de orientação. O cesto é de vime, que é leve, durável e absorve bem o impacto do pouso. Cabos de aço sustentam a estrutura.
Material resistente
O envelope é feito de náilonrip-stop (material que detém rasgos) e impermeabilizado com uma resina antifogo. A parte mais próxima ao maçarico é feita denomex, o mesmo tecido dos macacões de bombeiros e pilotos de F-1, que resiste a 400 0C.
Equipe de apoio:Parte da equipe segue por terra para recolher os equipamentos e os passageiros no fim da viagem. Os times se comunicam por rádio e quem está no ar informa sua localização, caso o pessoal em terra não possa seguir a rota do balão.
Nunca ao meio-dia:Os vôos são feitos no começo da manhã ou no...
tracking img