Aluno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filiação religiosa e estratificação social

Uma simples olhada nas estatísticas ocupacionais de qualquer país de composição religiosa mista mostrará, com notável freqüência, uma situação que muitasvezes provocou discussões na imprensa e literatura católicas e nos congressos católicos, principalmente na Alemanha: o fato que os homens de negócios e donos do capital, assim como os trabalhadoresmais especializados e o pessoal mais habilitado técnica e comercialmente das modernas empresas é predominantemente protestante. (A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo Max Weber 1864-1920pag.: 12 cap. 1)

É bem verdade que a maior participação relativa dos Protestantes na propriedade do capital, na direção e nas esferas mais altas das modernas empresas comerciais e industriais podeem parte ser explicada pelas circunstâncias históricas oriundas de um passado distante, nas quais a filiação religiosa não poderia ser apontada como causa de condição econômica, mas até certo pontoparece ser resultado daquela. (A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo Max Weber 1864-1920 pag.: 12 cap. 1)

A emancipação do tradicionalismo econômico parece sem dúvida ser um fator queapóia
grandemente o surgimento da dúvida quanto à santidade das tradições religiosas e de todas as autoridades tradicionais. (A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo Max Weber 1864-1920 pag.:12 cap. 1)


A regra da Igreja Católica ,”punindo o herege, mas perdoando o pecador”,
(A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo Max Weber 1864-1920 pag.: 13 cap. 1)

As minoriasnacionais ou religiosas, em posição de subordinação em relação a um grupo de governantes, pela sua exclusão voluntária ou involuntária das posições de influência política, são aparentemente engajadas comespecial vigor nas atividades econômicas. Seus membros mais aptos buscam o reconhecimento de suas habilidades nesse campo, uma vez que não há oportunidades a serviço do Estado. (A Ética Protestante...
tracking img