Benchmarking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
.- o que produz melhores resultados quando implementado na empresa como um todo.
O benchmarking visa desenvolver a habilidade dos administradores de visualizar no mercado as melhores práticasadministrativas das empresas consideradas excelentes (benchmarks) em certos aspectos, comparar as mesmas práticas vigentes na empresa focalizada, avaliar a situação e identificar as oportunidades demudanças dentro da organização. Sua meta é estabelecer novos objetivos de gerenciamento e legitimá-los através de comparações externas. A comparação costuma ser um saudável método didático. Desperta para asações que as outras empresas estão desenvolvendo e que servem de lição e de exemplo, de guia e de orientação para os menos inspirados.
O projeto de benchmarking exige que a organização defina trêsobjetivos:
1. Detectar e conhecer suas operações e avaliar seus pontos fortes e fracos. Para tanto, deve documentar os passos e as práticas dos processos de trabalho, definir as medidas de desempenhoe diagnosticar suas fragilidades.
2. Localizar e conhecer os concorrentes ou organizações líderes do mercado, para poder diferenciar as habilidades, conhecendo seus pontos fortes e fracos ecompará-los com seus próprios pontos fortes e fracos.
3. Incorporar o melhor, adotando os pontos fortes dos concorrentes e, se possível excedendo-os e ultrapassando-os.
O benchmarking é constituídode 15 estágios, todos eles focalizados no objetivo de comparar competitividade, como no quadro abaixo:

Os quinze estágios do Benchmarking
| Estágios do Benchmarking |
Planejar | 1.Selecionar órgãos ou processos para avaliar 2. Identificar o melhor concorrente 3. Identificar os benchmarks 4. Organizações o grupo de avaliação 5. Escolher a metodologia de colheita de dados 6.Agendar visitas 7. Utilizar a metodologia de colheita de dados |
Analisar | 8. Comparar a organização com seus concorrentes 9. Catalogar as informações e criar um “centro de...
tracking img