Benchmarking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Benchmarking: excelência em gestão e competitividade

Claudete Trevisan Almeida da Silva (UFSM) ctas@terra.com.br
Jamur Johnas Marchi (UFSM) jamurj@yahoo.com.br
Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha (UFSM)

Resumo
Este trabalho apresenta o benchmarking como ferramenta de gestão para as organizações que desejam alcançar a excelência. Para tanto foram abordados os principais conceitos e astipologias desta ferramenta. O texto procura demonstrar a relevância do uso do benchmarking por organizações que participam do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), principalmente no que tange a análise comparativa e a adoção das melhores práticas. Assim, o objetivo do trabalho é trazer uma abordagem teórica da ferramenta benchmarking destacando o Programa Gaúcho da Qualidade eProdutividade (PGQP) como agente difusor desta prática de gestão.
Palavras Chaves: Benchmarking, Gestão, PGQP.

1. Introdução
Um dos critérios de avaliação do sistema de gestão do Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ) e do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) é informação e conhecimento. Segundo esses programas, as organizações modernas dependem da medição e da análise contínua para bemadministrar seus negócios. As informações necessárias para a avaliação e a melhoria do desempenho incluem, entre outras, as relacionadas com clientes, desempenho de produtos, operações, mercado, e comparações com concorrentes com referenciais de excelência, ou seja, as chamadas “empresas benchmarkings”.
O conceito de benchmarking está incorporado em diversos quesitos do sistema de avaliação doPGQP, existindo um item de avaliação específico sobre esse tema: o item 5.2, “gestão das informações comparativas”. Este item avalia como a organização seleciona e gerencia seus referenciais comparativos necessários, para assim, verificar o nível de desempenho atual da organização promovendo a melhoria de seus processos e produtos. Segundo o Manual do PGQP, o tema benchmarking é a atividade decomparar processos, práticas, funções de resultados com os de líderes reconhecidos, para identificar as oportunidades para melhoria da qualidade.
Assim, o objetivo do trabalho é trazer uma abordagem teórica da ferramenta benchmarking, destacando o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) como agente difusor desta prática de gestão. Apoiando-se no exame de alguns autores selecionados,abordam-se os principais conceitos, as tipologias e as etapas do processo. O texto apresenta, ainda o movimento da qualidade no Rio Grande do Sul, os critérios do sistema de avaliação do PGQP, as etapas para o reconhecimento do sistema de gestão pelo Prêmio Qualidade RS e três cases de destaque para demonstrar a relevância do uso do benchmarking por organizações que participam do programa,principalmente no que tange a análise comparativa e a adoção das melhores práticas.

2. Definindo o benchmarking
Vários livros já foram publicados sobre benchmarking, a partir deles pode-se definir benchmarking como sendo um processo pelo qual uma organização compara de modo contínuo seus processos e produtos com os das melhores organizações que desempenham as mesmas funções ou funções similares. Oobjetivo é se igualar e superar os melhores do mercado aprendendo práticas que já alcançaram a excelência e melhorando-as, principalmente nas áreas de qualidade, confiabilidade do produto, custo e satisfação dos clientes. Assim, destaca Camp (1989, p.34) quando define benchmarking como “processo de pesquisa coerente à procura de novas idéias, métodos, práticas, processos a fim de adotar as práticas ouadaptar os bons aspectos e implementá-las para se tornar o melhor dos melhores.” O benchmarking é um processo de aprendizado contínuo não somente com os concorrentes mais fortes e diretos, mas também, com qualquer organização cujas práticas visam alcançar a excelência.
3. Tipologias de benchmarking
Para Camp (1989) o benchmarking foi subdividido em quatro tipos, para que seja identificado o...
tracking img