Carboidratos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Carboidratos

A classe dos carboidratos é muito ampla e abrange desde o açúcar comum até compostos muito complexos, como a celulose e o amido, que são produzidos nos vegetais pelo processo de fotossíntese:
6 CO2 + 6 H2O C6H12O6 + 6 O2
 solar
A importância dos carboidratos é enorme. A celulose, por exemplo, está presente na madeira, em tecidos (algodão e linho), ématéria-prima na fabricação de papel, celulose, celofane, algodão, etc. O amido, por sua vez, é um alimento fundamental pois fornece uma fração significativa de energia na dieta para a maioria dos organismos, além de formar depósitos energéticos no corpo. Os carboidratos são componentes estruturais de muitos seres vivos, formando por exemplo, a parede celular das bactérias, o exoesqueleto dos insetos e acelulose fibrosa das plantas. Eles também estão presentes nos ácidos nucléicos, que são os constituintes fundamentais das células vivas.

Principais Carboidratos
Glicose, Dextrose ou Açúcar da uva
A glicose (C6H12O6) é encontrada nas uvas e em vários frutos; é usada na alimentação (na fabricação de doces, balas, etc.) e é conhecida como o “açúcar do sangue”, pois é o açúcar mais simples quecircula na corrente sangüínea. No sangue humano sua concentração é mantida pela ação de hormônios secretados pelo pâncreas. Se por doença ou falta prolongada de alimentação a concentração diminuir além dos valores normais (hipoglicemia), a pessoa deverá receber soro glicosado; se, pelo contrário, a concentração de glicose no sangue aumentar (hiperglicemia) a pessoa deverá receber medicamentos, como,por exemplo, a insulina.

Frutose ou Levulose
A frutose (C6H12O6), conhecida como o “açúcar das frutas”, é encontrada no mel e em muitos frutos, além de ser utilizada na fabricação de alimentos.

Sacarose, Açúcar da Cana ou Açúcar Comum
A sacarose (C12H22O11) é o açúcar da cana e da beterraba com largo emprego na alimentação humana. Ela é formada pela condensação de uma molécula deglicose e uma molécula de frutose (condensação é a união dessas duas moléculas com eliminação de uma molécula de água). Ela pode ser hidrolisada, por ácidos ou pela ação da enzima invertase (sacarase), produzindo a glicose e a frutose que existem em sua estrutura.
No Brasil, a sacarose é obtida por cristalização do caldo de cana e utilizada na alimentação, na fabricação de álcool, etc. Na Europa, asacarose é produzida principalmente a partir da beterraba.

Lactose ou Açúcar do Leite
A lactose (C12H22O11) é encontrada no leite e resulta da condensação de uma molécula de glicose com uma de galactose. Esse açúcar, sob a ação de certos microorganismos, dá origem ao ácido láctico, substância que provoca o azedamento do leite.

Celulose
A celulose (C6H10O5)n existe praticamente em todos osvegetais; o algodão, por exemplo, é celulose quase pura. A celulose é formada pela condensação de um grande número de moléculas de glicose.
As verduras, frutas e cereais fibrosos ingeridos pelo homem contêm quantidades maiores ou menores de celulose. O organismo humano não a digere porque nem o estômago e nem o intestino possuem enzimas capazes de degradá-la, e dessa forma, toda a celuloseingerida acaba sendo eliminada nas fezes. Mesmo assim, a ingestão de alimentos fibrosos é importante para o bom funcionamento do intestino. Animais herbívoros, como o boi e o cavalo, digerem a celulose de ervas como o capim porque são auxiliados por bactérias e protozoários existentes em seus aparelhos digestivos.
Industrialmente a celulose do algodão é usada para a produção de tecidos, já a damadeira (pinheiros, eucaliptos, etc.) é utilizada na produção de papel.

Amido
O amido (C6H10O5)n é encontrado frequentemente nos vegetais: em cereais (arroz, milho, trigo, etc.) e em raízes (batata, mandioca, etc.). Ele constitui a reserva alimentar dos vegetais e é formado pela condensação de moléculas de glicose, que são libertadas quando o amido é hidrolisado.

Glicogênio
O glicogênio...
tracking img