Benchmarking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BENCHMARKING



Diego Messias Almeida Arrojado

Prof. Roberto Del Castel
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Contabilidade (CTB124) – Técnicas de Gestão
06/11/12



RESUMO


Este tema cada vez mais utilizado pelas empresas atuais, o benchmarking nada mais é do que aproveitar o que as empresas de sucesso fazem de melhor, buscando assim oaperfeiçoamento das ações nas empresa. Mas não podemos confundir o benchmarking com espionagem industrial, pois o benchmarking é a observação das melhores ferramentas e métodos utilizados e eficazes de uma empresa de sucesso.



Palavras-chave: Benchmarking.



1 INTRODUÇÃO


O benchmarking e uma ferramenta de aprimoramento muito utilizado dentro das empresas. O ponto focal dele é analisar osmecanismos de alguma empresa e aplicá-los dentro de sua própria organização


Neste estudo será abordado a historia do benchmarking, seu significado e sua origem nos primórdios das organizações. Serão também abordados seus conceitos e o melhor modo de aplicar, seus objetivos, a sua metodologia e a ética por traz do benchmarking.







2 SIGNIFICADO E ORIGEM


2.1 SIGNIFICADOSegundo Ferreira (2011) benchmarking vem do inglês e significa marco, ponto de referencia. Se for analisar benchmarking significa pegar algum procedimento e o usar como ponto de referencia e não simplesmente copiá-lo, tem que o adaptar a sua realidade.

2.1 ORIGEM

O benchmarking se parar para refletir seu inicio mesmo vem desde os primórdios da humanidade. Estava lá o homem dascavernas fazendo sua lança para caçar e um terceiro vendo, ele observa que raspando a pedra se faz uma ponta afiada boa para a caça, e pensa, vou afiar uma pedra mais não pra uma lança, porque já tem uma, mas sim para uma faca para poder corta o alimento. E assim foi evoluindo.


Olhando por este ponto benchmarking não e um processo de pioneirismo e nem de cópia mais sim de analise de algo jáexiste e o modificar para sua realidade.


Mais voltando para a era moderna o benchmarking teve sua origem, conforme Ferreira (2011), na década de 70, quando foi aplicado pela primeira vez pela empresa Xérox Corporation, nos Estados Unidos, que devido a mudanças no mercado e também na corporação, o seu centro de logística e de distribuição teve que encontrar alguma forma de aprimorar seusmétodos. Assim, foi montado um programa de benchmarking para fornecer dados aos seus gerentes e diretores comparando funções da própria Xérox com seus maiores concorrentes.

3 CONCEITO

Benchmarking é um processo contínuo e sistemático para avaliar produtos, serviços e processos de trabalho de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidadede melhoria organizacional. (SPENDOLINI, 1994, p.10 apud MARSHALL et al., 2010 p.153)


Benchmarking é então um processo continuo e sistêmico, onde se procura realizar comparações entre as organizações no mercado que são reconhecidas por alguma metodologia ou pratica de trabalho que possui, e aplicar diretamente na própria organização para alcançar alguma melhora.


Não podemosconfundir benchmarking com uma copia, nem que fazendo benchmarking em alguma empresa vai se achar uma formula para o sucesso. Benchmarking é um processo de analise em que se procura adaptação de uma empresa ao mercado competitivo que se tem nos dias atuais. É preciso dedicação, tempo e sem duvida terá custos para a organização. Não pense em achar uma “receita de bolo” para melhorar a empresa.Muitos criticam o benchmarking como uma espionagem industrial, mas, não se trata de espionagem pelos seguintes pontos. Primeiramente a empresa ao qual vai sofrer benchmarking já sabe da visita, segundo, a empresa visitante não irá copiar fielmente a empresa visitada e sim, adaptar aos seus processos ao seu próprio cotidianos, e em terceiro, nenhuma corporação que se respeite não vai...
tracking img